Cidades

Hospital Márcio Cunha comemora Dia Nacional do Doador de Sangue

O voluntário Demer Braz é doador há sete anos e incentiva todos a realizarem este gesto de solidariedade
(Crédito: Divulgação)

IPATINGA – No próximo domingo (25), é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, criado com o intuito de informar a população sobre o assunto e incentivar a participação das pessoas para um gesto de solidariedade. Para o Hospital Márcio Cunha, a participação de voluntários na doação de sangue é sempre bem-vinda, independente do tipo sanguíneo, da época ou da destinação do material. O sangue coletado no setor de Hemoterapia do HMC é fundamental para as pessoas que necessitam diariamente de transfusão em cirurgias eletivas ou até mesmo em uma emergência.

“As pessoas ainda têm medo de contaminação, mas, hoje em dia, doar sangue é muito seguro. É necessário se informar para que seja uma doação consciente. Para quem ainda não doou sangue, sugiro que experimente a indescritível emoção de salvar vidas”, incentiva o médico hematologista e responsável técnico pelo setor de Hemoterapia, Marcos Aurélio Mergh Murer.

APROVEITAMENTO
Atualmente, passa pelo Hospital Márcio Cunha uma média de 650 doadores por mês, com um alto índice de aproveitamento. Contudo, mesmo com o índice alto, ainda é necessária uma maior conscientização e mobilização de doadores. “Nossa equipe conta com profissionais especializados e todo o material utilizado é esterilizado e descartado após o uso”, reforça o médico.

O voluntário Demer Stênio da Silva Braz, de 25 anos, é voluntário há sete. “Sou um doador frequente e faço doações várias vezes ao ano. Venho para ajudar quem está precisando. Incentivo todos a serem doadores. Não tenham medo, pois é seguro e muito tranquilo.”

RECOMENDAÇÕES
Segundo as recomendações do Ministério da Saúde e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), são critérios para doação de sangue: estar em boas condições de saúde e ter entre 18 e 68 (ou idade de 16 e 17 anos com o consentimento formal do responsável legal). Pesar mais de 53 kg, ter comportamento sexual seguro, também fazem parte das recomendações. As mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalo de 90 dias. Os homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias.

Se você já é um doador ou deseja tornar-se um, independente do seu tipo sanguíneo, ajude a quem precisa. Basta comparecer ao setor de Hemoterapia da Unidade I do Hospital Márcio Cunha (no bairro das Águas), de segunda a sexta, das 7h às 16h, para fazer a sua doação, que é rápida e segura. O telefone de contato no setor de Hemoterapia é (31) 3829-9093.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com