Cidades

Hospital Dr. José Maria Morais reforça importância da doação

FABRICIANO – Os hemocentros e instituições de saúde em todo o país estão fazendo um apelo para aumentar os estoques e sensibilizar doadores. É importante frisar que este gesto salva vidas, e se faz ainda mais importante este ano, especialmente, durante a pandemia de covid-19, já que o número de doações teve queda superior a 50%.

Este é o caso do Hospital Dr. José Maria Morais, que viu reduzir o número de voluntários à doação de sangue e também os seus estoques. A Prefeitura de Fabriciano, por meio da direção do hospital, garante o transporte e alimentação para quem se dispõem a ser doador até a sede do Hemominas, em Governador Valadares, onde é realizada a coleta.

O transporte fornecido pela Prefeitura aos doadores segue todas às medidas de prevenção ao Covid-19, incluindo o distanciamento, sendo 11 pessoas em cada ida. Por consequência da pandemia, sendo realizadas duas idas por mês ao banco de sangue. As viagens são sempre às terças-feiras, na segunda e quarta semanas do mês.

Os voluntários à doação devem procurar o setor de Serviço Social do HJMM e agendar a ida ao Hemocentro É necessário está com a saúde em dia e apresentar os documentos pessoais – documento original com foto recente (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação).

O agendamento pode ser feito pelo telefone (31) 3841-5488 ou presencialmente na portaria do Hospital. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.

QUEM PODE SER UM DOADOR DE SANGUE?

· Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos;

· Quem estiver em boas condições de saúde;

· Pesar no mínimo 50kg;

· Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

· Não apresentar ferimento cicatrizado;

· Tatuagem e/ou micropigmentação nos últimos 12 meses;

· Não estar gripado ou resfriado;

QUAIS SÃO AS RESTRIÇÕES PARA QUEM VAI DOAR?

Para a doação o voluntário deve ter tido uma boa noite de sono (dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitando comidas gordurosas na últimas 4 horas). Os candidatos à doação que tiverem entre 16 e 17 anos, deverão ter a autorização dos pais ou responsáveis para a realização do procedimento.

Ipatinga registra 240 mortes por Covid-19

IPATINGA – Nesta quarta-feira (25), a Prefeitura de Ipatinga confirmou mais um óbito decorrente de complicações por Covid-19. Com este registro, o número de mortes na cidade pelo Coronavírus soma 240. A vítima é uma mulher de 87 anos, do bairro Bom Jardim, que estava internada no Hospital Márcio Cunha. O exame atestou positivo para a Covid-19.

O HMC informou que forneceu à família todas as informações quanto às causas da morte e, de acordo com o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde, repassou as orientações sobre os trâmites que deveriam ser seguidos no sepultamento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com