Cidades

Hospitais de Fabriciano e Timóteo promovem Encontro de Pastorais

(Crédito: Divulgação)

FABRICIANO – Com o tema “Pastoral em Ação: A saúde clama pela liberdade e dignidade humana”, foi realizado o XIII Encontro de Pastorais da Saúde dos Hospitais Camilianos de Coronel Fabriciano e Timóteo. O evento reuniu colaboradores, agentes de Pastoral, voluntários e a comunidade no dia 30, no Grupo de Escoteiros Tapajós, em Fabriciano.

Após abertura do evento com entrega de materiais foi proferida a primeira palestra do evento pelo Pe. Anísio Baldesin, Diretor do Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde, ICAPS. Ele abordou os 400 anos de São Camilo de Lellis a serviço da vida e da dignidade humana e como os Hospitais e profissionais de saúde devem pautar suas ações e tarefas nos ensinamentos camilianos de humanização e amor ao enfermo.

O diretor médico Corporativo dos Hospitais Camilianos, Dr. Alysson Campos proferiu a palestra “Humanizar para curar”, lembrando como a humanização pode interferir de forma positiva em qualquer tratamento ou assistência, alimentando a espiritualidade do internado e motivando-o a seguir nos cuidados com a saúde.

VOLUNTÁRIOS

“A fé desperta a ação: Enfrentando os obstáculos na Pastoral da Saúde”, foi novamente tema de palestra do Pe. Anísio. Ele interagiu com os agentes de forma a demonstrar como cada voluntário é imprescindível na formação e disseminação da missão camiliana pastoral. Após almoço, um momento especial com apresentação dos Seresteiros Camilianos foi preparado.

“A saúde clama pela liberdade e dignidade humana”, foi tema ministrado pelo Pe. Maikel Dalbem. Para encerrar o encontro, o evento contou com a participação da Banda Brasil Excepcional, composta pelos alunos da APAE de Timóteo, com o objetivo de apresentar aos participantes os benefícios da musicoterapia na internação dos pacientes. Antes da apresentação, a colaboradora Aline Alvim expôs a importância da música na vida do ser humano.

“A cada ano percebemos como nossos agentes e a sociedade passam a enxergar a Pastoral como elemento fundamental nas atividades intra-hospitalares. É motivador e nos fazer seguir firmes na missão”, afirma a coordenadora da Pastoral da Saúde do São Camilo Timóteo, Neida Lucas.

A coordenadora de Pastoral do São Camilo Fabriciano, Elvira Silva, acredita que os Encontros são uma oportunidade de alimentar a alma e o espírito camiliano. “Conhecer mais sobre a entidade e repassar essa missão aos demais é sempre inspirador e nos faz seguir cientes de que a técnica precisa sim do amor e da humanização para ser eficiente”, finaliza.


Diretoria compõe mesa de abertura do Encontro de Pastorais

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com