Cultura

Hora e vez dos Papais no projeto Teatro para Bebês

O DaMa Espaço Cultural preparou uma programação especial para agosto em comemoração ao dia dos pais, que acontece no Centro de Memória Usiminas e em escolas municipais de educação infantil de Ipatinga.

IPATINGA – A programação de agosto do projeto Teatro para Bebês vem com uma homenagem especial aos papais. Trata-se da Palestra Brincante “Regalos”, que tem como proposta compartilhar experiências artísticas, envolvendo a percussão corporal, trabalhando a exploração das sonoridades e emoções por meio da escuta. O palco desta experiência incrível será o Centro de Memória Usiminas, que recebe no sábado, 20 de agosto, a partir das 10h, os papais acompanhados de seus pimpolhos de até 2 anos e 11 meses.

ESCOLAS

Viabilizado por meio do patrocínio da Usiminas, com apoio do Instituto Usiminas, o projeto “Processos de Formação e Montagem de Espetáculo – Teatro para Bebês” é executado pelo DaMa Espaço Cultural, utilizando recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A programação de agosto segue no dia 22 para as Escolas Municipais de Educação Infantil Zorzan de Assis Cicarini e Terezinha Martins da Silva. Daniela Alves, Mari Antonaci e Leila Cunha, com direcão musical de Júnio Hendrik e direção artística de Claudinei de Souza, levam para as EMEIS a magia de introduzir nossas crianças no mundo da arte.

TROCAS DE EXPERIENCIAS

O DaMa Espaço Cultural iniciou o projeto Teatro para Bebês em junho deste ano. Com as Palestras Brincantes vem circulando por creches e escolas de educação infantil de Ipatinga. Trata-se de uma iniciativa inédita na Região do Vale do Aço, que já é uma tendência em muitos países e vem sendo também difundida no Brasil.

A especialização em produzir um trabalho voltado para a primeiríssima infância teve início em meados de 2017 com Sandra Vargas e Luiz André Cherubini, fundadores do Grupo Sobrevento, que trabalham com Teatro para Bebê e produzem o festival Primeiro Olhar, por meio da participação de oficinas ministradas por Sandra.

Agora em julho, a atriz e diretora Daniela Alves teve um encontro com Cecília Ferreira, professora, atriz, encenadora e dramaturga, fundadora da Companhia Teatro a Quatro, que desenvolve um trabalho específico para a primeira infância em Portugal. Com a Companhia Teatro a Quatro montou mais de 20 espetáculos para bebês.

CECÍLIA

A portuguesa Cecília Ferreira, nascida em Maco de Canaveses, Portugal, é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e em Teatro/Interpretação. É Mestre em Literatura Românicas Modernas e Contemporâneas e pós-graduada em Dramaturgia e Argumento. Desenvolve um trabalho regular em dramaturgia, destacando-se o Grande Prémio de Teatro Português (SPA/Teatro Aberto), que recebeu em 2013, pela peça “A Acompanhante” (IN-CM/SPA, 2014), traduzida para alemão por Henry Thoreau (antologia Einsturzende Altbauten, edição Alexander Verlag Berlin, 2021).

Daniela Alves destaca que foi um encontro especial, com uma troca de experiências sobre métodos e desafios dessa área ainda tão jovem do teatro e ambas encontraram muitos pontos em comum, mesmo com as diferenças culturais e peculiaridades de cada país. “Gratificante poder conhecer um pouco do trabalho que é desenvolvido em Portugal para a primeiríssima infância e apresentar também um pouco do que estamos produzindo no interior do Brasil”, avalia Daniela.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a Palestra Brincante “Regalos” são gratuitas e podem ser feitas na Ação Educativa do Instituto Usiminas, pelo WhatsApp (31) 98437-3330. As vagas são limitadas, por isso faça já sua inscrição e participe.

SERVIÇO

Palestra Brincante “Regalos”

Centro de Memória Usiminas

20 de agosto – 10h

Inscrições pelo WhatsApp da Ação Educativa do Instituto Usiminas (31) 98437-3330

22 de Agosto – manhã e tarde

EM Zorzan de Assis Cicarini e EM Terezinha Martins da Silva

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com