Nacionais

‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’ vai disputar indicação ao Oscar

BRASÍLIA – O filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, dirigido por Daniel Ribeiro, foi escolhido pelo Ministério da Cultura para concorrer a uma vaga de melhor filme estrangeiro no Oscar 2015. A ministra Marta Suplicy anunciou ontem (18) a escolha, na Cinemateca Nacional, na capital paulista. A produção concorreu com 17 longa-metragens nacionais.

O filme conta a história de Leonardo, um adolescente cego que precisa lidar com as limitações e a superproteção da mãe. A chegada de Gabriel, um novo aluno em sua escola, desperta sentimentos até então desconhecidos pelo personagem.
Marta considerou positiva a mudança de temática do filme escolhido para representar o país, tratando do amor homossexual entre os jovens.

“Esse é um filme universal, no sentido de um sentimento de um adolescente surpreso por se descobrir sexualmente e tratado com uma leveza, que raramente se vê na questão da homossexualidade. Entra numa faixa etária que é muito difícil levar [o tema] com sofisticação, sem entrar em clichê. [É] um filme extremamente positivo.”

A academia norte-americana definirá em janeiro o nome do longa estrangeiro que concorrerá ao Oscar, marcado para fevereiro, em Los Angeles. No dia 7 de novembro, o filme brasileiro estreia nos Estados Unidos.

A produtora do filme, Diana Almeida, considerou positivo que a temática seja levada às telas internacionais. “Espero que o filme possa ser visto por muito mais gente. Acho que esse anúncio hoje vai criar mais curiosidade em relação ao filme. Isso é muito positivo.”

Você também pode gostar