Vida & Saúde

HMT inova ao realizar vídeo-histeroscopia cirúrgica

Unidade pública se torna pioneira na Região Metropolitana ao realizar intervenção por meio do SUS, representando assim mais uma conquista para a saúde da mulher

TIMÓTEO – Com os investimentos que vem sendo realizados aliado à disponibilidade de uma equipe médica hospitalar altamente qualificada o Hospital e Maternidade de Timóteo (HMT) inovou mais uma vez com a realização de intervenções por meio de vídeo-histeroscopia cirúrgicas em suas dependências.

De acordo com o médico Dr. Lucas de Souza Ferreira (CRM 45434), responsável pelo procedimento cirúrgico no HMT, a vídeo-histeroscopia é um procedimento ginecológico minimamente invasivo, no qual um equipamento médico – o histeroscópio, com sistema de iluminação e câmera acoplada, transmite em tempo real as imagens uterinas para um monitor, possibilitando o tratamento de diversas patologias intrauterinas.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Em muitos casos, diagnóstico e tratamento são realizados em um mesmo procedimento, prática conhecida como “see and treat” (ver e tratar). Esse novo recurso disponibilizado no Hospital de Timóteo via SUS é um importante instrumento para a identificação de doenças como câncer, má-formação intrauterina, miomas – que são tumores uterinos benignos formados por tecido muscular e lesões. Pode ser utilizado também para a retirada de pólipos e outros corpos estranhos.

MENOS INVASIVO

Entre as vantagens desse procedimento está a realização da intervenção sem cortes proporcionando à paciente uma recuperação muito rápida e com menores riscos em relação à cirurgia em que é preciso fazer incisões (cortes com bisturi). “O Município de Timóteo começou a ser beneficiado com esse procedimento no Hospital e Maternidade de Timóteo o que é uma ótima notícia”, enfatizou o médico especialista.

PIONEIRISMO

Exceto algumas poucas clínicas particulares, o Hospital e Maternidade de Timóteo é o único hospital público entre os existentes nos municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço que está realizando esse tipo de cirurgia. Na quarta-feira desta semana foram realizadas três vídeo-histeroscopia cirúrgicas. Na sexta-feira estão programadas mais duas e na próxima semana outras cinco; sem dúvida uma grande conquista para saúde pública do município.

“O novo procedimento marca mais um importante avanço no Hospital e Maternidade de Timóteo. Esse serviço vem agregar e qualificar a assistência no município. O tratamento de forma minimamente invasiva possibilita um retorno mais rápido às atividades habituais da mulher, além de minimizar as complicações do pós-operatório”, destacou o médico e diretor do HMT, Belmiro Costa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com