Cidades

HMI atendeu pacientes de mais de 200 cidades

Entrada do Hospital Municipal de Ipatinga, que registrou em 2013, 33% dos atendimentos a pacientes de outras cidades

IPATINGA – Única “porta pública de urgência 24 horas” na região voltada a pacientes de média complexidade, tanto ambulatorial quanto de internação e sem restrição para atendimento aos casos graves, o Hospital Municipal de Ipatinga (HMI) sofre com a sobrecarga de atendimentos. Referência em casos de urgência e emergência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a unidade localizada no bairro Cidade Nobre atendeu, somente nos primeiros 15 dias deste ano, 4.130 pessoas, com média de 275,3 pacientes por dia. Porém, nas duas primeiras segundas-feiras do mês ocorreram picos de 344 (06/01) e 375 (13/01) procedimentos realizados.

DE FORA

Do total de 4.338 internações registradas no hospital em 2013, cerca de 33% são casos de pessoas residentes em outros municípios. A unidade é referência para 49 municípios no Vale do Aço e Leste mineiro, alcançando uma população de um milhão de pessoas. Segundo a direção do HMI, somente no início deste ano, pacientes de 11 cidades da região, além de Ipatinga, foram atendidos.

Após ficar em situação de abandono nos últimos anos, a partir de 2013 o Hospital de Ipatinga voltou a contar com novos profissionais e investimentos. A unidade hospitalar passou a ser tratada de forma estratégica no sistema de saúde municipal e regional, recebendo atenção especial por parte da Prefeitura, que conseguiu firmar parcerias importantes junto aos governos estadual e federal, principalmente o Ministério da Saúde.

Atualmente, 659 profissionais trabalham no HMI, incluindo 105 médicos, 251 técnicos/auxiliar de enfermagem, 55 enfermeiros, além de assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos e psicólogos. A unidade conta também com dois atendentes no consultório dentário e técnico em radiologia, além de servidores que atuam nos serviços gerais e administrativos.

Perfil dos atendimentos



Moradora de Ipaba, Erenice Lurdes Fidelis procurou atendimento no
setor de ortopedia do Hospital de Ipatinga

Boa parte dos pacientes de Ipatinga e de outras cidades que procuram o HMI poderia ser atendida em postos e centros de saúde localizados nos municípios. Relatório sobre o perfil dos atendimentos com classificação de risco revela que metade dos usuários registrados no Hospital de Ipatinga refere-se a pacientes das categorias verde e azul, segundo critérios do Protocolo de Manchester, representando casos de menor gravidade e que podem ser tratados em procedimentos realizados nas unidades básicas de saúde.

É o caso do pedreiro Arlissom Medeiros, de 30 anos, morador de Inhapim, que tentou atendimento médico para sua filha em Caratinga, mas acabou sendo atendido em Ipatinga, distante 70 quilômetros de sua casa. “Minha filha de 4 anos enfiou um grão de feijão no ouvido. Ninguém encontrou uma solução para o problema, até que recomendaram buscar ajuda em Ipatinga, onde existem mais recursos e melhor atendimento”, relatou o pedreiro, que foi atendido na manhã de segunda-feira (06/01).

Ainda conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, em todo o ano passado, pacientes de mais de 200 cidades do Brasil e até do exterior foram atendidos no Hospital de Ipatinga. O custeio para manutenção da unidade hospitalar chega a R$ 2,5 milhões por mês. “Os serviços de urgência e emergência devem ser prestados a qualquer cidadão, independente do seu local de origem, seguindo as diretrizes do SUS”, diz o secretário municipal de saúde, Eduardo Penna, justificando o volume de atendimentos no HMI.

Com fortes dores no braço direito, por causa de uma queda de escada, a secretária Erenice Lurdes Fidelis, de 29 anos, procurou atendimento em Ipaba, onde mora. Sem conseguir, também viajou até Ipatinga e foi consultada no setor de ortopedia do HMI, na primeira semana do ano. “O atendimento foi rápido e, felizmente, não foi nada sério. Agora é fazer repouso”, contou a jovem.

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