Cidades

HMC realiza Seminário de Saúde da Mulher

A doula Climene de Paula Bicalho com o casal Flaviana Fernanda Ferreira Nascimento e Fernando Rodrigues dos Santos


IPATINGA
– Cuidados com a saúde, informações sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, o apoio do trabalho voluntário em ambiente hospitalar e a assistência à mulher antes e após o parto serão alguns dos assuntos abordados no I Seminário de Saúde da Mulher, promovido pelo Hospital Márcio Cunha (HMC). Com o tema Um olhar multidisciplinar, o encontro acontece no dia 1º de dezembro (sábado), às 7h30, no auditório da Unidade I do HMC. As inscrições são gratuitas e já estão abertas a toda comunidade, até o dia 30/11, pelos telefones 3829-9070 e 3829-9589. As vagas são limitadas.

O Seminário, celebrado no Dia Mundial de Combate à Aids, terá a apresentação Prevenção de HIV/Aids nas mulheres, ministrada pela enfermeira do Programa DST/Aids de Ipatinga, Ana Beatriz Barbosa Passos, mostrando a realidade da doença hoje na região. “No Hospital Márcio Cunha, temos um cuidado especial com as gestantes HIV no Vale do Aço. Por isso, nosso objetivo é chamar a atenção das pessoas quanto à incidência do HIV na região, a prevenção de doenças e a manutenção da saúde da mulher”, explica a gerente da Unidade Materno-Infantil, Juliana Bechara Almeida Sousa.

A programação contempla ainda a palestra Assistência Fisioterapêutica à Puérpera no Alojamento Conjunto do Hospital Márcio Cunha, pela fisioterapeuta Lorena Miranda de Souza. A apresentação foca atividades realizadas com as mães após o parto no próprio leito, como os exercícios que estimulam o útero a voltar ao tamanho normal. Estímulos circulatórios de mãos e pernas para prevenir a trombose, exercícios de fortalecimento para musculatura do períneo, caminhadas pelos corredores e técnicas de respiração são algumas das iniciativas que ajudam a acelerar a recuperação da mãe.

PARTO NORMAL

Os mitos e os medos desnecessários das mulheres que estão prestes a dar a luz também serão abordados na apresentação Doulas Voluntárias – Humanizando a Assistência ao Parto. A assistente social Cíntia de Castro Ramos Azevedo e a doula do HMC, Marta Beatriz Gomes, mostrarão como essas voluntárias atuam junto às mães, dando suporte físico e emocional ao orientar e solucionar dúvidas junto à equipe de assistência. “São ações que humanizam a relação entre hospital e paciente para encorajar a mulher a voltar às suas atividades funcionais e os cuidados com o bebê”, ressalta a enfermeira do Hospital Márcio Cunha, Maria da Glória Almeida Batista, que também realizará a palestra Mulher: Cuide-se, comparando de forma lúdica as fases da vida da mulher com as fases da lua. “Para envelhecer é preciso saber planejar, viver bem, com saúde e feliz a cada fase”, destaca.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com