Cidades

HMC realiza 34º Seminário Mineiro de Humanização e Pastoral da Saúde

Evento com o objetivo de capacitar voluntários, colaboradores e comunidade a respeito das ações de apoio emocional ao paciente reuniu integrantes de diversas pastorais do Vale do Aço

 

IPATINGA – O Hospital Márcio Cunha (HMC), por meio de parceria entre sua equipe multidisciplinar e a Pastoral da Saúde do Vale do Aço – grupo de voluntários que presta amparo religioso nos momentos de fragilidade e enfermidade aos pacientes de hospitais da região – promoveram no Teatro Zélia Olguin, o 34º Seminário Mineiro de Humanização e Pastoral da Saúde, que teve o objetivo de capacitar voluntários, colaboradores e comunidade a respeito das ações de apoio emocional ao paciente.

FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO

Com o tema ‘Fraternidade e Superação’, o dia foi destinado à promoção da interação entre colaboradores e incentivo à prática consciente do voluntariado e contou com a participação de mais de 150 pessoas. “A realização anual do Seminário Mineiro de Humanização e Pastoral da Saúde tem a finalidade de levar informações e atualizações aos voluntários da pastoral, assim como aos colaboradores da FSFX, que se dedicam muito durante o ano aos nossos pacientes. Levamos palavras de evangelização, respeitando as crenças individuais, e força aos pacientes e acompanhantes nos diversos setores de assistência do HMC. Além disso, o evento permite também confraternização entre os membros das pastorais e colaboradores do HMC”, conta Maria Inês Romano, supervisora de assistência multidisciplinar do Hospital Márcio Cunha.

NARIZ VERMELHO

A abertura do evento contou com ação do grupo de voluntários Patrulha Nariz Vermelho, apresentação musical do Ministério Deus Existe e fala do pastor Cosme Carvalho Silva. Foram realizadas também as palestras ‘Prevenindo a Violência para uma Vida Saudável’, com o Capitão Eliomar Soares de Souza, ‘Doação de Órgãos: Seu sim pode salvar vidas’, ministrada pelo psicólogo do Sérgio Santos Siqueira, ‘O Desafio da Diversidade e da Inclusão’, abordada pelo historiador Sávio Tarso Pereira da Silva e ‘Prevenção de riscos no ambiente hospitalar’, com o técnico em Segurança do Trabalho, Antonino P. Narciso Ferreira. A programação contou ainda com intervenção do grupo Os Doutores da Alegria e missa de encerramento com o Padre Eugênio Ferreira Lima.

 

Pastoral da Saúde nas unidades da FSFX

A Pastoral da Saúde é formada por um grupo de voluntários que doa parte do seu tempo e presta auxílio aos acamados. No dia a dia do hospital, o trabalho dessas pessoas é visitar os internos, ouvindo-as e servindo-lhes de companhia. O trabalho da Pastoral da Saúde tem como objetivo levar aos pacientes e acompanhantes momentos de religiosidade, apoio e reflexão, respeitando sua crença. As atuações desses grupos são diversas. Na maternidade, por exemplo, onde mães esperam o momento ideal do nascimento do bebê, os voluntários ensinam e acompanham a preparar peças em tricô, crochê ebordado. As peças vão para o enxoval do recém-nascido. Durante o parto, as doulas, selecionadas pela experiência e perfil adequados, incentivam as mães durante o trabalho de parto.

Na pediatria, acompanham atividades de leitura e pintura com as crianças. Também há grupos da Pastoral que atuam no Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS), Unidade de Oncologia e Oncologia Pediátrica; e Cuidados Paliativos.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com