Cidades

HMC inicia modernização da Unidade de Oncologia

IPATINGA – A Fundação São Francisco Xavier inicia mais uma fase importante nas obras de ampliação e modernização da Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha. Com o propósito de oferecer uma melhor assistência à saúde e comodidade aos pacientes – além da necessidade de atender ao crescimento da oferta de serviços, serão necessárias, também, a atualização tecnológica e a criação de novas áreas de apoio técnico para equipe. As melhorias acontecerão em etapas para que não se comprometa o funcionamento da Unidade.

Serão realizadas reformas em toda estrutura da Unidade, incluindo ampliação das recepções e do número de poltronas destinadas ao tratamento de quimioterapia, além de espaço exclusivo para procedimento de hemotransfusão. As áreas de apoio também serão contempladas, como a construção de salas de material estéril, para pequenos procedimentos e outra exclusiva para classificação de risco e aumento no número de consultórios. Além da reforma do bunker, para abrigar o segundo novo acelerador linear e a braquiterapia. Também estão sendo instalados outros equipamentos como de radiocirurgia – extremamente útil e efetiva para diversos tipos de tumores do sistema nervoso.

Também importado dos Estados Unidos e previsto para chegar ainda este ano, o segundo equipamento permite a realização de radioterapias e radiocirurgias – extremamente úteis e efetivas para diversos tipos de tumores do sistema nervoso – e a braquiterapia.
Essas melhorias serão positivas para os pacientes, uma vez que o tempo de espera nas filas para início de tratamento será reduzido, além de propiciar maior conforto e melhorar a tecnologia aplicada ao tratamento.

 

Braquiterapia é tratamento para tumores ginecológicos

O novo método de tratamento da Unidade de Oncologia do HMC, a braquiterapia, é utilizado principalmente no tratamento de tumores ginecológicos. Assemelha-se à radioterapia convencional, por utilizar fontes de radiação para combater o tumor. A principal diferença é que, enquanto na radioterapia externa a fonte de radiação está longe do tumor através do acelerador linear, na braquiterapia a radiação fica próxima ou em contato com ele, poupando, assim, tecidos sadios. A vantagem desse tipo de tratamento é a possibilidade de se empregar uma dose elevada, em curto espaço de tempo, e em um volume pequeno de tecido, o que resulta em poucos efeitos nos tecidos vizinhos, já que o alcance da radiação é reduzido.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com