Cidades

HMC é 1º hospital de MG a receber Selo de Qualidade da Enfermagem

Instituição recebeu a visita dos avaliadores dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e obteve mais de 94% de aprovação nos requisitos avaliados.

IPATINGA – O Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX)é o primeiro hospital de Minas Gerais certificado com o Selo da Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O programa constatou a excelência na prestação de serviços e em práticas assistenciais prestadas pelo Márcio Cunha.

Para obtenção do Selo da Qualidade, a Instituição deve alcançar no mínimo a pontuação de 75% em cada unidade/serviço de enfermagem. O HMC atingiu 94,4% de conformidade nos requisitos avaliados, certificando as boas práticas de enfermagem. “O HMC é reconhecido como modelo de qualidade e esse resultado confirma que a equipe de enfermagem está alinhada às melhores práticas de saúde. Temos profissionais renomados que atuam de forma eficaz e contribuem, diariamente, para que os resultados do hospital sejam evidenciados”, afirma Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da FSFX.

Com 94,4% de conformidade nos requisitos avaliados pelos representes dosConselhos Federal e Regional de Enfermagem, HMC é o 1º hospital de MG a receber Selo de Qualidade da Enfermagem. Crédito: Assessoria de Imprensa

ESTÍMULO A BOAS PRÁTICAS

O selo foi criado pelo Cofen com o objetivo de estimular as boas práticas de assistência, reconhecer o hospital e, especialmente, o trabalho dos seus colaboradores de enfermagem. A certificação visa ainda, valorizar a qualidade nas práticas cotidianas da saúde para obter melhores resultados clínicos, mais satisfação dos profissionais e dos pacientes.

O certificado da qualidade está voltado também para duas áreas prioritárias, que são a segurança do paciente e a gestão de risco. “Ficamos muito satisfeitos com o que encontramos no Márcio Cunha. Os profissionais de enfermagem trabalham salvando vidas diariamente e a certificação contribui para a evolução dos processos da unidade. Observamos que o hospital oferece atendimentos diferenciados tanto para os pacientes dos convênios quanto para os do Sistema Único de Saúde”, ressalta a colaboradora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Tânia de Oliveira Ortega.

DIMENSÕES

Os avaliadores estiveram no hospital durante três dias e constataram evidências que comprovaram a excelência da enfermagem do HMC. “É motivo de orgulho para a equipe do hospital receber essa certificação tão importante, pois demonstra que estamos no caminho certo de contribuir cada vez mais para a sociedade em que estamos inseridos. Acreditamos que os pacientes devem ter acesso a cuidados de enfermagem cada vez mais focados em melhorias”, reforça Thatiane Olivier Ticom, superintendente do Hospital Márcio Cunha.

As instituições são avaliadas em seis dimensões: Ações Gerenciais Sistêmicas, Estrutura Organizacional, Aspectos Operacionais, Infraestrutura, Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social. Cada item é analisado com notas que vão de um a cinco e atestam a qualidade no cumprimento dos critérios em cada dimensão. A certificação tem validade de três anos. “Estamos muito felizes com essa conquista, que reflete a nossa busca contínua por melhores resultados e o empoderamento da equipe de enfermagem. Receber esse selo confirma a preocupação da Instituição com a segurança dos nossos clientes”, conclui Juliana Bechara Almeida Sousa, gerente de Enfermagem da Fundação São Francisco Xavier.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com