Cidades

HMC convoca doadores tipo O

IPATINGA – O setor de Hemoterapia do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, necessita urgente de doadores para elevar seus estoques de sangue, principalmente dos tipos sanguíneos O+ (positivo) e O- (negativo). Para este grupo específico, a Hemoterapia ficará disponível, excepcionalmente nesta quinta e sexta, das 7h às 16h. O maior impacto dessa escassez de doadores é sentido pelas pessoas que necessitam de transfusão em cirurgias eletivas ou até mesmo em uma emergência acolhidos pelo Pronto-Socorro.

Se você já é um doador ou deseja tornar-se um, independente do seu tipo sanguíneo, ajude a quem precisa. Basta comparecer ao setor de Hemoterapia da Unidade I do Hospital Márcio Cunha (no bairro das Águas) para fazer a sua doação, que é rápida e segura.

Não há necessidade de agendamento de data ou horário, apenas levar um documento oficial com foto e assinatura. A Hemoterapia do HMC funciona de segunda à sexta, das 7h às 11h30.

Segundo as recomendações do Ministério da Saúde e da Anvisa, são critérios para doação: estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 68 anos ou idade de 16 a 17 anos com o consentimento formal do responsável legal, pesar mais de 52 kg e ter comportamento sexual seguro.
Doar sangue é um gesto de solidariedade e ajuda a salvar vidas. Participe ou incentive um amigo a realizar esta prática.

Timóteo realiza nova campanha de doação
TIMÓTEO
– No próximo dia 12, o município realiza mais uma campanha de doação de sangue: Doe Vida. A coleta de sangue será realizada na sede da Unipac, no horário de 9h às 16h. O evento é uma promoção conjunta entre a Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, e a Fundação Hemominas, e visa abastecer o banco de sangue do município.

A ação faz parte da “Semana da Juventude” e está inserida na programação dos 50 anos de emancipação do município de Timóteo. A semana é uma promoção do Conselho da Juventude, Conteúdo Avulso, Aperam, Fundação Emalto e Prefeitura de Timóteo. A previsão é de coletar cerca de 200 bolsas de sangue. Cada bolsa corresponde a cinco doações em média.

COMO DOAR
Para doar sangue é necessário estar com boa saúde; não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade; ter entre 16 e 67 anos de idade – jovens de 16 e 17 anos somente poderão doar se acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização desses com firma reconhecida em cartório. E pessoas com mais de 61 anos devem ter realizado pelo menos uma doação até os 60 anos; e pesar mais de 50 kg.

Entre outras recomendações estão a de ter dormido bem; não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis; não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses; não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses; e, se for doar pela manhã, alimentar-se antes. Após o almoço, o doador deve aguardar um intervalo de 3 horas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com