Cidades

HMC celebra 50 anos de fundação

Acompanhada pelos filhos, Elvira Cunha, esposa do engenheiro Márcio Cunha, responsável pela construção do hospital e que dá nome à instituição, foi uma das homenageadas    Fotos: João Rabêlo

IPATINGA –
Há cinco décadas, inaugurava-se não apenas uma nova estrutura de atendimentos à população da recém-emancipada Ipatinga. Nascia o Hospital Márcio Cunha (HMC), um novo horizonte de possibilidades para a população que chegava à nova cidade e que, em pouco tempo, se tornaria referência em saúde para quase um milhão de habitantes da região Leste de Minas Gerais.

Na quinta (7), uma grande cerimônia no Teatro do Centro Cultural Usiminas marcou as comemorações dos 50 anos, reunindo colaboradores da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) – entidade que administra o hospital, familiares, clientes e parceiros importantes nas últimas décadas, como a Usiminas, o poder público e a comunidade.

HISTÓRIAS
Nesse sentido, a emoção de personagens, cujas histórias de trabalho, sonhos e vitórias se entrelaçam com a trajetória de sucesso do Hospital Márcio Cunha, foi o ponto alto das homenagens no encontro. Quatorze homenageados, entre profissionais de várias áreas, autoridades e representantes da Usiminas, subiram ao palco para receber uma placa comemorativa.

Ainda durante a cerimônia, foram lançados Selo Comemorativo dos Correios, Vídeo e Livro em homenagem aos 50 anos do HMC, contados a partir de depoimentos de personagens que fizeram parte dessa história. O livro foi produzido pelo jornalista, documentarista e historiador Sávio Tarso.

PROJETO CIVILIZATÓRIO

No Foyer do Centro Cultural uma grande exposição de imagens, registrada por diversos fotógrafos do Vale do Aço ao longo dos anos, encerrou as comemorações do evento.

“Concebido como parte de um projeto civilizatório, urbanístico e industrial nos anos de 1960, o Hospital Márcio Cunha traz desde a sua criação pela Usiminas a responsabilidade social como um princípio basilar. Isso faz parte do modelo de gestão arrojado e eficiente da Fundação São Francisco Xavier, instituída anos mais tarde para ser responsável pela administração do hospital e dos negócios de saúde e educação da siderúrgica, de forma sustentável e inovadora. O resultado é o grande reconhecimento nacional e internacional que coloca a instituição no patamar das melhores em assistência à saúde no país”, discursou o diretor executivo da FSFX, Luís Márcio Araújo Ramos.

ONCOLOGIA

Com 530 leitos em duas unidades, além de uma unidade exclusiva de Oncologia, o Hospital Márcio Cunha é referência em atendimentos de alta complexidade e prestação de serviços nas áreas de ambulatório, pronto-socorro, internação e serviços de diagnóstico. Não por acaso, acumula resultados dignos do seu porte. É o 3º hospital do estado em número de internações pelo SUS e o 2º hospital de Minas em realização de partos.

CERTIFICAÇÃO
Os bons números foram obtidos pelo HMC graças à qualidade aplicada no gerenciamento das atividades e na assistência segura prestada aos pacientes. Em 2003, o Hospital Márcio Cunha foi o primeiro hospital do Brasil a obter o certificado de Acreditação com Excelência, nível máximo concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Três anos mais tarde, recebeu o Prêmio Mineiro da Qualidade.

Em 2014, foi recomendado, desta vez a nível internacional, a receber a certificação da Det Norske Veritas International Accreditation Standard (DIAS), a norma de acreditação hospitalar baseada nas normas reconhecidas pelo Departamento de Saúde dos Estados Unidos. Tudo isso ressalta os elevados padrões de qualidade e segurança assistencial e de infraestrutura da instituição moldado nas últimas cinco décadas.


Encontro entre executivos da Usiminas, da FSFX e do HMC com ex-diretores homenageados no evento

Uma história de homenagem
A construção e inauguração da Usiminas, uma das maiores siderúrgicas do país, em 1962, levou trabalhadores de diversas partes do estado e do país para o pequeno vilarejo de Ipatinga, que só se tornaria município três anos mais tarde.

O espírito empreendedor dos gestores da empresa percebeu a necessidade de ajustar os interesses econômicos aos humanísticos. Era preciso construir uma cidade planejada, de traçado moderno e com ampla infraestrutura. Missão dada a experientes arquitetos e engenheiros, entre os quais estava Márcio Aguiar da Cunha.

O então chefe do Departamento de Construção da Cidade coordenou diversas obras, entre elas a construção do hospital. Contudo, meses antes da inauguração, faleceu em um acidente aéreo em Nova Friburgo, RJ, aos 39 anos, quando fazia uma viagem a trabalho pela Usiminas. A homenagem a Márcio Cunha emprestou ao hospital mais que um nome, tornou-se empreendimento símbolo do triunfo de desenvolvimento e integração entre empresa e sociedade nas décadas adiante.

“A experiência do Hospital Márcio Cunha com o Sistema Único de Saúde (SUS) ilustra bem nossa vocação de instituição parceira e filantrópica, ao buscarmos ser sinônimo tanto em referência em atendimentos de alta complexidade, como oncologia, tratamento de terapia intensiva e hemodiálise, por exemplo, quanto de inovação em produtos e serviços que tragam benefícios diretos aos seus pacientes, como transplantes renais e cirurgias cardíacas para implantes de marca-passo”, explica Mauro Oscar Souza Lima, superintendente do HMC.

HMC – atendimentos em 2014

• 1.488.516 exames de Patologia Clínica
• 363.799 exames de Diagnóstico
• 122.096 no Pronto-Socorro
• 34.246 internações
• 16.500 cirurgias
• 5.711 partos
• 40 transplantes renais indicadores de respeito


Hospital recebe Moção de Aplausos aos 50 anos


O vereador Roberto Carlos foi o autor da Moção de Aplausos pelo 50º aniversário da instituição

Durante a solenidade em celebração aos 50 anos do Hospital Márcio Cunha (HMC), realizada na noite da última quinta-feira (7), no Centro Cultural Usiminas, o vereador Roberto Carlos entregou Moção de Aplausos ao superintendente do HMC, doutor Mauro Oscar Souza Lima, e ao diretor executivo da Fundação São Francisco Xavier, senhor Luís Márcio Araújo Ramos. A iniciativa visa reafirmar a importância dos projetos, trabalhos e cuidados com a saúde prestados em Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com