Cidades

HMC ampliará leitos de UTI para recém-nascidos

Equipe multidisciplinar da UTI Neonatal do Hospital Márcio Cunha  (Fotos: Elvira Nascimento)

IPATINGA – Cuidar da vida, desde o seu estágio mais precioso e frágil, faz parte da missão da Fundação São Francisco Xavier (FSFX). Não por acaso, em 2016, a instituição investe em diferenciais de excelência para a linha de cuidados assistenciais da Unidade Materno-Infantil (composta pelo Centro Obstétrico, Maternidade, UTI Neonatal e Pediátrica, Pediatria e Oncologia Pediátrica) do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. E com um propósito claro: consolidá-la entre as três com maiores em números de partos – e melhores – maternidades públicas de Minas Gerais. Por isso, anuncia outra boa notícia para a região do Vale do Aço: a ampliação dos leitos de cuidados especiais para bebês recém-nascidos e crianças.

NOVOS LEITOS

“A Fundação investirá na expansão da UTI Neonatal do Hospital Márcio Cunha, com a criação de 10 novos leitos e a reforma do setor, ainda neste ano. Além disso, acaba de receber do Ministério da Saúde o credenciamento para transformar 15 leitos do berçário em leitos de Intermediária Neonatal. Também chamada de Terapia Semi-Intensiva, por acolher recém-nascidos prematuros considerados de médio risco e que demandam assistência contínua, a Intermediária passa a ter um padrão de assistência semelhante ao da UTI Neonatal, com ganhos de equipamentos, expansão da equipe multidisciplinar com mais enfermeiros, fonoaudiólogas, fisioterapeutas e psicólogos, e com atuação médica 24 horas por dia”, explica Mauro Oscar Soares de Souza Lima, superintendente do HMC.

EQUIPAMENTOS
O incremento dos novos leitos, que já tem o projeto concluído, fará com que o setor Neonatal e Pediátrico da Unidade Materno-Infantil do HMC passe a contar com 35 leitos de cuidados especiais. Novos equipamentos também estão sendo comprados, e até instalados, como os dois ventiladores pulmonares Dräger Babylog VN 500, específico para Neonatologia. Importado da Alemanha, o modelo possui ventilação de alta frequência e com volume garantido. Na prática, isso garante uma recuperação mais eficiente, segura e confortável a recém-nascidos prematuros. O HMC é o segundo de Minas Gerais e um dos poucos do Brasil a ter esse aparelho.

CANGURU

Outra novidade é que cinco desses leitos Intermediários Neonatal serão exclusivos para a aplicação do método Canguru. Uma prática já utilizada no HMC e em outras grandes maternidades do mundo, em que o bebê é colocado junto à mãe, pele a pele, coberto e encaixado apenas com uma faixa presa ao avental da mãe. Essa interação intensa traz benefícios, como a melhora da respiração, da sucção e o aumento do ganho de peso do recém-nascido, aprimora o vínculo materno, ajuda no combate às infecções e contribui para o desenvolvimento neurológico.

“Com mais de seis mil partos realizados por ano, o Hospital Márcio Cunha é hoje a terceira maior maternidade do estado. Por isso, a Fundação investe na qualificação da assistência às mães e aos filhos no HMC, antes, durante e após o parto, com um objetivo muito claro: o de salvar vidas e com qualidade”, resume o diretor executivo da FSFX, Luís Márcio Araújo Ramos.


Os médicos neonatologistas Marco Aurélio Martins e Marcus Vinícius Alvim ganharam o reforço de dois
ventiladores pulmonares importados; o HMC é o segundo de Minas Gerais a contar com esse equipamento

Taxa de sobrevivência de prematuros é de 84,6%

Todas essas inovações colaboram ainda mais para salvar os pequenos que chegam ao setor. Somente nos últimos cinco anos, passaram por lá 407 recém-nascidos com peso ao nascimento abaixo de 1,5 kg. Alguns deles, nascidos após apenas 23 semanas de gestação e pesando pouco mais de 500 gramas. Se comparados os indicadores do Hospital Márcio Cunha com os números apresentados pela Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais – que reúne dados de 20 grandes hospitais universitários do país, essa comprovação torna-se mais notável.

“Hoje, nossa taxa de sobrevivência de prematuros com menos de 1,5 kg é de 84,6%, enquanto dos demais hospitais é de 73,4%. Se comparada à sobrevida de bebês que nascem em estado ainda mais grave e com poucas chances de vida, entre 24 e 27 semanas, no Hospital Márcio Cunha conseguimos recuperar e dar alta com boas condições de saúde para cerca de 70% dos bebês, enquanto a taxa da Rede Brasileira é de apenas 36,3%. E todos os nossos demais indicadores, como taxa de infecção, enterocolite e retinopatia da prematuridade cirúrgica, são melhores que os dos principais hospitais brasileiros pesquisados, se igualando até mesmo a hospitais de referência nos Estados Unidos”, ressalta o médico responsável técnico pela UTI Neonatal e Pediátrica, Marcus Vinícius Alvim de Oliveira.

Principais mudanças

• 10 novos leitos de UTI Neonatal, totalizando 31 leitos.
• Credenciamento de 15 leitos para Intermediária Neonatal, com investimento em equipamentos, expansão da equipe multidisciplinar e atuação médica 24 horas por dia
• 5 leitos exclusivos para o Método Canguru

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com