Cidades

HMC amplia serviços cardiovasculares

IPATINGA – O Hospital Márcio Cunha (HMC) dará um salto importante na prestação de serviços de alta complexidade em 2013. No último dia 17, a instituição, que é referência para 35 municípios e uma população de aproximadamente 800 mil habitantes no Leste de Minas de Gerais, foi habilitada pelo Ministério da Saúde, através da portaria publicada no Diário Oficial da União, para ampliar os serviços de alta complexidade cardiovascular pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foram habilitados os Procedimentos Endovasculares Extracardíacos e do Laboratório de Eletrofisiologia.

Os novos serviços possibilitarão a realização de tratamento das doenças arteriais e venosas de forma menos invasiva. “Além disso, a recuperação do paciente nesses casos é mais rápida, em procedimentos como, por exemplo, o tratamento endovascular ao aneurisma da aorta, a angioplastia da artéria carótida ou das artérias em membros inferiores, em pacientes diabéticos”, explica o cirurgião vascular Luiz Ronaldo Godinho Pereira. Já o credeciamento da Eletrofisiologia permitirá expandir o tratamento dos diversos tipos de arritmias cardíacas. “São procedimentos agora ampliados que podem curar pacientes com arritmias, fazendo estudos eletrofisiológicos, ablação da arritmia, mapeamento de taquicardia, além do implante de marcapassos desfibriladores e ressincronizadores”, completa o cardiologista Raphael Diniz e Silva.

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), entidade mantedora do Hospital Márcio Cunha, agora atuará em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, em Ipatinga, para organizar os fluxos assistenciais com base nos protocolos do SUS e definir o montante de recursos financeiros para ofertar os novos serviços à população. “Essa habilitação amplia e reconhece o nível de incorporação tecnológica que o HMC possui, já disponibilizada para os usuários da Usisaúde e demais convênios. Agora, o benefício passará a abranger também os usuários do SUS em sua região de influência, de aproximadamente 800 mil habitantes”, resume o assessor de Relações Institucionais da FSFX, José Carlos de Carvalho Gallinari.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com