Cultura

Historiador busca pioneiros de Ipatinga que estejam fora da cidade há 50 anos

Segundo Sávio Tarso, o grande desafio que vem sendo enfrentado é a falta de referências bibliográficas sobre a história de Ipatinga   (Crédito: Divulgação)

 

IPATINGA – O cineasta e historiador Sávio Tarso está à procura de pessoas que tenham morado em Ipatinga, e que tenham saído da cidade há mais de 40 anos sem nunca mais ter voltado. O propósito é realizar entrevistas com essas pessoas para o “Ipatinga 50 anos”, projeto que resultará em um documentário, um livro e um hotsite.
O trabalho, que está na fase de pré-produção, será uma homenagem ao meio século de emancipação político-administrativa que será celebrado no dia 29 de abril de 2014.
Idealizado pelo cinegrafista Cleverson Oliveira, “Ipatinga 50 anos” foi proposto por Sávio, que conta com a produção executiva da historiadora Leila Cunha e do produtor Claudinei Souza. A pesquisa está sendo coordenada pelo professor e historiador, Lúcio Braga, em parceria com Angélica Campidelli. Segundo Sávio Tarso, o grande desafio que vem sendo enfrentado é a falta de referências bibliográficas sobre a história de Ipatinga. “A escassez das obras a serem consultadas motivam ainda mais nossa investida na história oral. É um trabalho intenso de busca pelos personagens que construíram nossa história, pela garimpagem de informações”, enfatiza Sávio, acrescentando que o projeto deverá envolver toda a comunidade. “Vimos fazendo tudo de maneira colaborativa. Contando com pessoas de origens mais diversas que estão nos contando histórias, com outras que nos trazem objetos que também ajudam a revelar a trajetória da cidade desde a sua emancipação”.
Paralelamente ao trabalho de pesquisa, a produção de “Ipatinga 50 anos” vem atuando na captação dos recursos. “Como é um projeto muito ousado, temos nos dedicado muito à busca de verbas para essa produção, que será bem demorada”, comenta Sávio.
O cineasta destaca que tanto o documentário quanto o livro devem se tornar instrumentos de preservação e resgate da memória local. “Esse material deve motivar a valorização da cidade por meio da busca pelo conhecimento de suas histórias. Outras ações de registros históricos poderão ser estimuladas por meio desse projeto”, conclui Sávio.

SERVIÇO
Interessados em colaborar com o trabalho podem entrar em contato pelo telefone 31 88299595. leila.cultura@gmail.com

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com