Cidades

Hemograma facilita diagnóstico de dengue

Os exames já estão disponíveis nas unidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo

IPATINGA – Com o objetivo de agilizar o atendimento das pessoas com sintomas de dengue e auxiliar os diagnósticos que apontarão os casos mais graves, o Governo do Estado decidiu ampliar os exames de sangue a todos os pacientes que derem entrada nas Unidades de Hidratação nos municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.

O fluxo diferenciado para atender à demanda nesse momento de epidemia foi designado pelo governo estadual à Superintendência Regional de Saúde, que vem trabalhando em conjunto com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Aço (Consaúde), a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço e as Prefeituras.

Os exames já estão disponíveis desde ontem (6) nas unidades de Ipatinga, Coronel Fabriciane e Timóteo. Com isso, os laboratórios contratados funcionam em regime de plantão 24 horas.

A médica infectologista Carmelinda Lobato de Souza, referência técnica da Secretaria de Estado de Saúde na região para os casos de dengue, explicou que a medida garante um diagnóstico mais seguro para avaliar o risco de o paciente contrair a forma mais grave da doença. “O hemograma é uma das etapas do processo de triagem do paciente com suspeita de dengue. Disponibilizar o diagnóstico simultaneamente ao atendimento garante a eficácia do fluxo concebido pela assistência médica”, informou.

Além da confiança no diagnóstico, a realização do hemograma possibilita ainda maior agilidade no atendimento, embora o protocolo de triagem de um paciente com suspeita da doença seja criterioso. Isso porque os sintomas comuns de dengue são similares a outras enfermidades como leptospirose e febre maculosa.

EPIDEMIA
A médica Carmelinda Lobato lembrou que ainda existe o risco da epidemia de dengue aumentar na região em função do período chuvoso, o que, somado ao calor, faz com que o Vale do Aço continue em estado de alerta, tendo em vista a facilidade de proliferação dos focos de criadouro do Aedes aegypti.

“A incidência continua alta, principalmente em função das chuvas. Por isso, a assistência endêmica precisa estar interligada com as ações de assistência médica para garantir que os casos de dengue diminuam”, orienta a infectologista.

COMPROMISSO
Para o superintendente regional de Saúde, Anchieta Poggiali, a decisão do Estado de disponibilizar e custear os exames de sangue no Vale do Aço reforça o seu compromisso com a região. O enfrentamento de dengue tem sido uma das prioridades nesse primeiro trimestre. “O Estado é um importante parceiro dos municípios nas ações que valorizam a saúde da população. Na prevenção e combate ao vetor, foram destinados agentes de endemias da Força Tarefa junto com pessoal de mobilização. A Força Estadual de Saúde também esteve nos municípios com maior infestação, como Timóteo”, ressaltou.

A secretária executiva do Consaúde, Eloiza Dalla Vecchia, também avaliou positivamente a realização do hemograma nos pacientes com suspeita de dengue. “Queremos garantir qualidade no atendimento e, com isso, buscamos o melhor prestador de serviço para que as unidades tenham o suporte necessário por 24 horas, sendo importante destacar o compromisso que os laboratórios assumiram nesse momento de epidemia”, ponderou.
Os hemogramas realizados nas unidades foram adquiridos pelo preço da tabela SUS. Em Ipatinga, o laboratório credenciado é o Dirceu e, em Timóteo, o laboratório Triagem.


A médica Carmelinda Lobato alertou que ainda existe o risco da epidemia de dengue aumentar na região em
função do período chuvoso

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com