Cidades

Guia visual vai divulgar a região do Serro e Diamantina

IPATINGA – Está programado para a primeira quinzena de março, o lançamento da primeira edição do “Circuito Cultural do Diamante – Serro”, trazendo o guia visual de uma região histórica de Minas Gerais que a cada dia atrai a atenção de turistas do Vale do Aço, de várias partes do país e até do exterior. Nos formatos impresso e digital, a publicação é de iniciativa da Casa Sol Invictus, uma associação sem fins lucrativos e econômicos, cuja finalidade estatutária é “promover o desenvolvimento comunitário sustentável através de atividades culturais, educacionais, ambientais e turísticas”. O projeto tem o patrocínio da Cemig, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, da Secretaria de Estado da Cultura, e apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Prefeitura Municipal do Serro, Museu Regional Casa dos Otonni e Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

As belas cachoeiras da região do Serro atraem cada vez mais turistas de várias cidades mineiras e até do exterior

EQUIPE
O realizador desse primeiro projeto de consolidação do Circuito Cultural do Diamante é o economista e pesquisador de história de Minas Gerais, Antônio Nahas Júnior, vice-presidente da Casa Sol Invictus. Nessa fase final de produção, a equipe multidisciplinar é integrada pelo comunicador Moysés Maltta, a historiadora Natália Casagrande, o historiador e jornalista Luís Fernando Andrade, o jornalista Jakson Goulart e o fotógrafo Rodrigo D’Ávila, além de um extenso número de profissionais que trabalham na confecção do guia nas versões impressa e digital. O lançamento está previsto para acontecer no município do Serro, no início de março, e os exemplares serão distribuídos em bancas e livrarias do país.

Vista parcial noturna do centro histórico do município do Serro

PESQUISAS
A pesquisa contou com levantamentos históricos e estudos bibliográficos sobre a região de Serro e Diamantina, uma das mais importantes na história de Minas Gerais e do Brasil, ainda hoje preservada com seu casario de três séculos, suas tradições, influências e belezas naturais. Para atualização do inventário cultural e turístico regional, foram realizadas reuniões com as comunidades locais, grupos de artistas, técnicos e gestores, visitações a órgãos públicos, monumentos e arquivos, e mapeamento fotográfico de todos os marcos históricos-artísticos das cidades e localidades do entorno do Serro.

CONTEÚDO

Esse primeiro guia visual reunirá informações sobre monumentos, história, manifestações do patrimônio imaterial, como celebrações, festas, gastronomia, hábitos e costumes etc., e atrativos turísticos do Serro, dos distritos de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras, da vila Deputado Augusto Clementino e dos municípios de Alvorada de Minas, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Rio Vermelho. A publicação vai priorizar imagens, ilustrações e mapas e terá versão digital bilíngue, em ebook, e divulgação permanente dos municípios em sítio na internet. A continuidade do projeto prevê estratégias de marketing digital, como o desenvolvimento de aplicativo para permitir que o turista elabore seu próprio roteiro de viagem, incluindo a contratação de serviços, orientações territoriais georreferenciadas, informações históricas, localização de cachoeiras, trilhas ecológicas e monumentos e compartilhamento de experiências entre os visitantes do circuito.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com