Cidades

Guia do Serro aposta em turistas culturais

Já está à venda nas principais bancas de revistas e livrarias do Vale do Aço o Guia Cultural do Serro, livro de 168 páginas publicado pela Editora Casa Sol Invictusque revela a imensa riqueza cultural do patrimônio material e imaterial de nove localidades situadas nas imediações da Cordilheira do Espinhaço Meridional em Minas Gerais. Além do Serro e seus distritos Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras, Três Barras e Deputado Augusto Clementino (Mato Grosso), o guia também contém informações sobre os municípios de Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas, Rio Vermelho e Alvorada de Minas e o distrito de Itapanhoacanga.

TURISMO CULTURAL

Tendo como empreendedor e organizador o escritor e economista Antônio Nahas Júnior, a obra tem como um dos objetivos incentivar a modalidade de Turismo Cultural nessa histórica região mineira. Espera-se chamar a atenção de turistas que tenham como motivação principal a fruição dos bens culturais, incluindo a visita a locais e sítios históricos, a experimentação de produtos e modos de vida preservados no tempo e a participação emocional e devocional nas celebrações festivas e religiosas. O Guia Cultural do Serro é parte do Circuito Cultural do Diamante, que pretende ser, futuramente, uma rota planejada de Turismo Cultural pela região.

GASTRONOMIA E RELIGIÃO

Ricamente ilustrada, a publicação destaca a importância da gastronomia local, que tem como carro-chefe o internacionalmente conhecido queijo artesanal do Serro, cujo modo de fazer é registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), além da cachaça e de muitos pratos saudáveis e tradicionais. Também ressalta as festas do Catolicismo popular, como o Reinado de Nossa Senhora do Rosário, realizado nos meses de julho, uma celebração que se repete anualmente desde 1728, data de criação da irmandade leiga fundada por escravos para realizar sua devoção.

ARQUITETURA

O editor do Guia, o jornalista Moysés Maltta, aponta ainda os elementos históricos como foco para o Turismo Cultural. O Serro foi a primeira cidade brasileira a ter o conjunto urbanístico e arquitetônico tombado pelo IPHAN, em 1938. Esse pioneirismo se deu basicamente pelo excelente grau de conservação do centro histórico da cidade, “permitindo a experiência de visita a um museu vivo a céu aberto”, destaca o editor. Além do ambiente que mantém “congelado” o período colonial mineiro no auge da exploração do ouro e dos diamantes, a região tem inúmeros personagens históricos importantes para a História do Brasil, como o general Antônio Ernesto Gomes Carneiro, herói nacional na Guerra do Paraguai, e o político e empreendedor Theophilo Ottoni, uma das figuras mais essenciais na condução dos fatos do Império e da República nascente.

HISTÓRIA

Por tudo isso, um outro objetivo do Guia Cultural do Serro é subsidiar o ensino de História, com foco nos períodos colonial e imperial em Minas Gerais, e de Educação Patrimonial. Segundo o organizador Antônio Nahas, o trabalho de pesquisa histórica realizado foi profundo e rico, incluindo a leitura de centenas de obras de referência e visita a campo para consulta a fontes documentais importantes, como os acervos de museus e coleta de depoimentos. “Buscamos compatibilizar uma rigorosa pesquisa histórica com uma apresentação moderna, bem diagramada e muito rica de ilustrações, tendo por isso um caráter evidentemente didático”.

O trabalho de pesquisa, redação e publicação do livro durou um ano e foi realizado por uma equipe que incluiu ainda historiador, jornalistas e fotógrafos. O projeto foi aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CEMIG.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com