Cultura

Grupo Mistura Fina celebra 10 anos com repertório próprio

O Mistura Fina surgiu em 2002, de forma despretensiosa, e acabou agregando convidados ao longo do tempo: na foto, Valéria Altoé, Cida D’Angelis e Ildon Pinto

IPATINGA – Para comemorar 10 anos de carreira o grupo Mistura Fina apresenta, no próximo domingo, 14 de outubro, no teatro do Centro Cultural Usiminas, o espetáculo “Reluzente”. A data será registrada com a gravação de DVD e CD com composições assinadas pelo grupo e parceiros convidados. A apresentação brinda o público com sucessos dos grandes mestres que cantou, ao longo desta trajetória.
O Mistura Fina surgiu em 2002, de forma despretensiosa. No início, Valéria Altoé com seu cavaquinho, Gioconda Alvarenga com seu violão e Cida D’Angelis na voz, se reuniam para apresentar um repertório eclético, em aniversários, festas e datas comemorativas, sempre com pérolas da Música Popular Brasileira.
Valéria Altoé destaca que, foi numa apresentação em comemoração ao Dia das Mães, realizada no Clube Morro do Pilar, que o nome do grupo surgiu. Elas foram convidadas a participar da programação da data e precisavam de um nome para ser colocado na programação. Como não conseguiam definir esse nome, Oswaldão, responsável pelo evento e grande amigo do trio, resolveu e batizou: Mistura Fina será o nome do grupo. E assim ficou, declara Valéria Altoé.
Com o sucesso destas apresentações, passaram a convidar músicos da região para acompanhá-las. Em 2003, ano de comemoração dos 100 anos de Ary Barroso, resolveram apresentar um espetáculo em homenagem ao compositor, contando e cantando sua vida e obra. Este espetáculo contou com a participação de Ildon Pinto que, a partir daí, se juntou ao grupo, participando nos anos seguintes de todos os espetáculos. Com “Mistura Fina Canta Ary Barroso” realizaram várias apresentações na região e percorreram várias cidades mineiras. O sucesso foi tão grande que o público começou a perguntar qual seria o outro homenageado. Assim teve início a proposta com a qual o grupo ganhou reconhecimento na região. O Mistura Fina passou então a desenvolver um trabalho de pesquisa sobre a obra de compositores brasileiros, mostrando, por meio de montagem cênica, com dança, teatro e poesia as principais composições e fatos importantes destes mestres.
Vinícius de Moraes foi o homenageado de 2004, com o espetáculo “Vinícius”, que foi apresentado em várias cidades e em comemoração aos 10 anos do Instituto Cultural Usiminas. O compositor Noel Rosa foi o escolhido para a apresentação de 2005. Sua obra, caracterizada pelo talento e pela renovação, revolucionou a Música Popular Brasileira. Em “Noel” o grupo remeteu o público ao clima de romantismo do período, através de cenário e performance levou a plateia a se deleitar com a riqueza melódica e poética do “poeta” de Vila Isabel. Em 2007, o grupo prestou um “Tributo a Tom Jobim”, um dos gênios criadores da Bossa Nova. Chico Buarque foi homenageado de 2009 com o espetáculo “Pausa para Chico”, que abriu espaço para o lançamento do livro “Perdido de Amor” do poeta Jefferson Silveira. E, em 2010, o Mistura Fina trouxe para o palco a vida e obra de Gonzaguinha, com “Explode Coração”. O figurino de época foi assinado por Letícia Altoé.

REPERTÓRIO AUTORAL
Depois de cantar grandes expoentes do cenário nacional, o grupo resolveu apresentar, nas comemorações de seus 10 anos, uma obra autoral. O repertório do DVD e CD, que vai ser gravado no domingo tem composições assinadas por Valéria Altoé e Jefferson Silveira, Angelo Barbuto, Elizeu Gomes, Arcanjo e Paulo Pascoal, Elton Medeiros e Afonso Machado, Márvio Ciribelli e Armando Schiavo e “Marabiá”, um poema de Jefferson Silveira, musicado por Francis Hime. Os arranjos das composições são assinados por Elizeu Gomes, Rubim do Bandolim e Francis Hime e Márvio Ciribelli.
Valéria Altoé destaca que, nesta trajetória, o grupo contou com a participação de grandes músicos da região. O violonista Elizeu Gomes é um deles, responsável pelos arranjos e direção musical da maioria das apresentações que o grupo realizou, ao longo destes 10 anos. Em “Reluzente” acompanha Valéria Altoé, Cida D’Angelli e Ildon Pinto os músicos: Elizeu Gomes, Rubim do Bandolim, Roninho Willian, Leandro Martins, Aliellison Rocha, Sóstenes Araújo, David Reis, Halisson Max e Rubens Nascimento. No back vocal Gláucia Soares, Thaís Bagliano e Elias Eduardo. O espetáculo conta também com a participação dos bailarinos Jorge Soares, Alan Valadares, Marcos Antonio e Isac Ferreira. Letícia Altoé assina a produção dos figurinos, Enyally Poletty o cenário, Jorge Soares a direção coreográfica e Otaviano Mendes a iluminação.

SERVIÇO
O projeto “Mistura Fina 10 anos” é patrocinado pela Provest. Conta com apoio da Inova, Le Postiche, Glória Cavaglieri, Drogaria São José, Filigrana, Mística Acessórios, Patty Publicidade, Headway, Vive La Vie Eventos, La Fiesta, Equipashow, Hotel Independência, Derma Clean, VCS Propaganda, Marilda Lyra Produções, Instituto Cultural Usiminas e do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Ingressos à venda na bilheteria do teatro a R$ 30,00 inteira. Meia-entrada R$ 15,00 para estudantes, professores, menores de 18 e maiores de 60.

Mistura Fina -10 anos
Repertório
01- Samba do Começo – Valéria Altoé
02- Poeta de Tempo Inteiro – Valéria Altoé/Jefferson Silveira
03- Telminha – Valéria Altoé/Jefferson Silveira
04- Samba Delicado – Angelo Barbuto
05- O Bicho Pegou – Elizeu Gomes/Jefferson Silveira
06- Cá pra Nós – Valéria Altoé/Jefferson Silveira
07- Ínfimo – Arcanjo Pascoal/Paulo Pascoal
08- Na Cara do Gol – Elton Medeiros /Afonso Machado
09- Por Favor – Valéria Altoé/Jefferson Silveira
10- Marabiá – Francis Hime /Jefferson Silveira
11- Samba Delicado – Angelo Barbuto
12- Romance – Márvio Ciribelli /Armando
13- No Tabuleiro da Baiana – Ary Barroso
14- O Velho e a Flor -Vinícius de Moraes
15- Com que Roupa – Noel Rosa
16- Samba de Uma Nota Só – Tom Jobim
17- Com açúcar com afeto – Chico Buarque
18- Sangrando/Guerreiro Menino/Explode Coração – Gonzaguinha
19- Alvorada – Cartola

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com