Cultura

Gravando o Álbum Branco

Muitos acreditam que Yoko Ono foi a grande responsável pra separação dos Beatles, mas a verdade é que ela teve uma grande importância na vida de John Lennon

SAUDAÇÕES BEATLEMANÍACAS- Em 22 de novembro de 1968, os Beatles lançam seu décimo álbum. É popularmente conhecido como The White Album (O Álbum Branco), por não haver nome, e ser apenas um fundo branco com o nome da banda em relevo. A maioria das canções do disco foi feita durante a meditação transcendental em Rishikesh, na Índia com Maharishi Mahesh Yogi. Embora fosse uma meditação profunda concebida inicialmente para livrar os membros de todas as obrigações e aflições de seu mundo, ambos Lennon e McCartney davam suas escapadas para, clandestinamente, “irem ao quarto um do outro esboçar algumas idéias”.
Os Beatles deixaram Rishikesh antes do tempo, com Starr indo primeiro, seguido por McCartney. Lennon e Harrison foram embora juntos, algumas semanas depois. O motivo da partida de Lennon foi o seu desapontamento com Maharishi, devido aos rumores do possível assédio dele para com Mia Farrow. Detalhes dessa história podem ser vistos na música escrita por Lennon, “Sexy Sadie”.
A capa foi criada pelo artista pop Richard Hamilton e o título original era para ser A Doll’s House, mas uma banda britânica chamada Family, já tinha lançado um álbum com nome similar. Este foi o primeiro disco lançado após a morte do empresário Brian Epstein. Uma de suas principais características foi o contraste com a capa vívida e cheia de cores dos dois discos anteriores, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band elaborado por Peter Blake, e Magical Mystery Tour, criando assim, apenas uma capa branca, com o nome da banda em relevo.
Os lançamentos no EUA continha o nome do disco na cor cinza. Dentro do encarte, continha um mini-pôster, as letras das canções e fotos de familiares e dos Beatles, tiradas por John Kelley. É o único disco dos Beatles que não traz eles estampados na capa. Muitos fãs na época ficaram tentando descobrir mensagens ocultas na capa simples de fundo branco.

SURGE YOKO ONO
Muitos acreditam que Yoko Ono foi à grande responsável pra separação dos Beatles; porém, a verdade é que ela teve uma grande importância na vida de John Lennon. Além de esposa, foi também produtora de todos os discos de sua carreira solo. Os dois se conheceram em 1966 durante uma exposição de Yoko, desde então ela tornou-se presença constante na vida de John, que na época era casado com Cynthia Powell.
Ele bem que tentou, mas não conseguiu fugir das investidas de Yoko. Casaram-se em 20 de março de 1969 e tiveram um filho Sean Lennon. Yoko não só entrou na vida de John, como também passou a ser presença constante nas seções feitas na Abbey Road, chegando a causar alguns atritos entre os Beatles. (continua…).

 
 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com