Cidades

Governo entrega do Selo Arte a produtores de queijos artesanais

Inédita no país, a entrega será feita durante o Concurso Mundial do Queijo do Brasil, em Araxá. Governo de Minas tem programação diversificada no evento

BH – Minas Gerais será o primeiro estado do país a entregar o Selo Arte a produtores de queijos artesanais. Treze produtores do Queijo Minas Artesanal (QMA) de diferentes regiões do estado receberão o selo durante o Concurso Mundial do Queijo do Brasil, que começa nesta quinta-feira (8), em Araxá, no Alto Paranaíba.

Regulamentado pelo governo federal, no mês passado, o Selo Arte viabiliza a comercialização interestadual dos produtos artesanais de origem animal. Neste primeiro momento, receberão o selo os produtores artesanais cujas queijarias já estão registradas no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), instituição vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), responsável pela defesa agropecuária do estado.

REFERÊNCIA QUEIJEIRA

Além da entrega inédita do Selo Arte, que reforça a tradição e o papel de destaque do estado como referência na produção de queijos artesanais no país, o Governo de Minas, por meio da Secretaria da Agricultura e de suas vinculadas (Emater-MG, Epamig e IMA), tem programação diversificada nesta primeira edição do Concurso Mundial do Queijo do Brasil. O evento vai reunir produtores e especialistas de várias partes do mundo, além de variados tipos de queijos nacionais e internacionais que irão participar de um concurso para a premiação dos melhores. São esperados mais de 500 queijos concorrentes, entre artesanais e industrializados.

Segundo o superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Secretaria de Agricultura, Gilson Sales, o concurso é uma oportunidade para trazer para Minas toda a diversidade dos queijos artesanais. “O momento é muito positivo e oportuno, porque os queijos artesanais estão sendo reconhecidos e valorizados em todo o mundo”, avalia o superintendente da Seapa.

JURADOS

Cinco especialistas do Sistema Agricultura do estado fazem parte do corpo de jurados como avaliadores técnicos e sensoriais dos queijos participantes do concurso: o superintendente da Seapa, Gilson Sales; dois especialistas da Emater-MG: o coordenador técnico de Bovinocultura, Albany Arcega, e a coordenadora técnica de Bem-Estar Social, Leni Alves de Souza, além de mais dois pesquisadores da Epamig/Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT): Júnio de Paula e Renata Golim. Uma equipe da Emater-MG também ficará responsável pela recepção, catalogação e organizações dos queijos nas mesas, de acordo com cada categoria concorrente.

SERVIÇO

Mundial do Queijo do Brasil

Local: Grande Hotel de Araxá

Data: 8 a 11 de agosto

Entrega do Selo Arte: 9 de agosto – 19h30

Informações e inscrições: www.mundialdoqueijodobrasil.com

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com