Cidades

Governo de Minas lança campanha contra a Aids

Campanha lançada ontem pela Secretaria Estadual de Saúde mobilizou população para teste precoce    (Crédito: Henrique Chendes)

BH – Com o slogan “Aids. Coloque um ponto final na sua dúvida”, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) lançou, nesta quarta-feira (28), a campanha de prevenção contra a Aids. Este ano, as ações alertam sobre a importância do diagnóstico precoce.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, a mobilização pretende incentivar a procura pelos centros de testagens de sífilis, HIV e hepatites virais (B e C) e ampliar o acesso aos testes rápidos das doenças.
“Graças ao tratamento existente hoje em dia, uma pessoa soropositiva possui boa expectativa de vida, mas é preciso diagnosticar a doença o quanto antes. Por isso, pela primeira vez, serão oferecidos testes rápidos em praça pública, preservando a privacidade da pessoa, mas garantindo um conhecimento a respeito da doença”, explicou o secretário.

Fornecido pelo Ministério da Saúde, o teste é gratuito, seguro e sigiloso. Ele pode ser realizado em uma das unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) em todo o Estado.
“O teste é recomendado para todos. Colhemos apenas uma gota de sangue e o resultado sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e, em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado”, explica a coordenadora da DST/Aids da SES, Fernanda Junqueira.

AÇÕES
No dia 1º de dezembro, internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à Aids, várias ações serão realizadas no Estado.
Busdoor e backbus, painéis eletrônicos, outdoors, metrô, postais publicitários (Pop Cards) e TV Indoor também veicularão mensagens incentivando a testagem. Na Web, um Hot Site (www.piornaosaber.com.br), banners nos sites Guia BH e Sou BH, AD no Facebook e HOTWords completam as ações estaduais.


Dados atuais mostram interiorização da doença
BH
– Do início da epidemia até outubro de 2012, já são 33.167 casos de Aids notificados em Minas. Dos 33.167 mil casos, 5.099 são em homossexuais (15,37%), 2.737 em bissexuais (8,25%) e 17.004 notificados em heterossexuais (51,28%).

Segundo Fernanda Junqueira, atualmente, as principais características da doença no Estado são a interiorização, o aumento de casos entre mulheres e a concentração em jovens e jovens adultos.
Em 2004, havia pelo menos um caso notificado em 580 municípios mineiros. Já em 2008, 670 dos 853 municípios mineiros apresentavam pelo menos um caso notificado. Até outubro de 2012, foram notificados casos de Aids em 714 municípios, o que significa 83% das cidades mineiras.

A proporção de casos entre os sexos em 2012 é de dois homens para uma mulher, com 22.400 casos notificados em homens e 10.766 em mulheres. E, independente de sexo, a maior parte dos casos se concentra em jovens e jovens adultos.

A contaminação entre heterossexuais, que, na década de 80, correspondia a 12% do total de casos, atualmente corresponde a 51,26%. Entre os homossexuais, a contaminação caiu de 60% na década de 80 para 15,37% nos dias de hoje.

FABRICIANO PROMOVE AÇÕES PARA MARCAR O DIA MUNDIAL
FABRICIANO
– A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Coronel Fabriciano inicia, nesta quinta-feira (29), diversas ações para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro. As atividades, que são desenvolvidas pela equipe do Programa Municipal de DST/Aids, prosseguem até o dia 15 de dezembro. A iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Luta Contra Aids, do Governo Federal, que neste ano adotou o slogan “Não Fique na Dúvida, Fique Sabendo”.

As ações iniciam com panfletagem e distribuição de preservativos no Centro, das 8h às 12h, e mobilização da população para participação nas atividades previstas. Na sexta-feira (30), das 8h às 12h, acontece o “Fique Sabendo”, que realiza teste rápido de HIV, hepatite B e C. A atividade será realizada no Centro de Especialidades e Programas de Saúde (Ceps).

Qualquer cidadão pode passar pelo procedimento, desde que apresente um documento de identificação com foto. A ação do Programa, que adota todos os cuidados para manter o sigilo do teste, possibilita o resultado em 30 minutos. Caso o resultado seja positivo, a pessoa inicia o acompanhamento e é encaminhada para o tratamento adequado.

PREVENÇÃO
A enfermeira do Programa de DST/Aids da Prefeitura, Marcilene Souza, explica que as ações visam à prevenção e esclarecimentos de dúvidas sobre as DST’s/Aids. “Queremos promover uma reflexão sobre essas doenças. Muitas pessoas têm a falsa impressão de que elas afetam apenas o outro, esquecendo que podem estar vulneráveis”, alerta.

Ainda segundo Marcilene, atualmente há 158 pessoas soropositivas em acompanhamento no Programa DST/Aids de Coronel Fabriciano. “Deste total, 38 são portadoras do vírus e 110 já desenvolveram a doença e estão em tratamento. Ainda há oito crianças expostas, que são acompanhadas até um ano e seis meses, que é o período que a doença se manifesta; e duas crianças HIV positivas”, detalha.

O PROGRAMA
O Programa Municipal de DST/AIDS oferece exames gratuitos de HIV e DST’s, além de tratamento às pessoas com Aids, hepatite e outras doenças sexualmente transmissíveis. Outras atividades realizadas são ações de prevenção às DST/AIDS, campanhas, oficinas de sexo seguro e distribuição de preservativos (mediante cadastro). O tratamento inclui acompanhamento médico e assistência psicológica aos pacientes.

O Programa funciona das 7h às 13h, no Ceps, localizado na rua Quintino Alves, nº 105, bairro Nazaré. O telefone é 3846-3556. Quem tiver necessidade de fazer o exame ou apresentar algum sinal de DST (corrimento ou verrugas e feridas nos órgãos genitais) deve procurar o local.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com