Esportes

Goleiro de Iapu faz carreira no Caxias

O goleiro Cristiano Furtado Costa e Silva, de 17 anos, vive uma fase promissora na carreira no Caxias
(Crédito: Divulgação)


IAPU
– O jovem natural de Iapu que participou das Escolinhas de Futebol Infantil do município e foi revelado nas categorias de base do Ipatinga, o goleiro Cristiano Furtado Costa e Silva, de 17 anos, curte uma fase promissora na carreira. O jogador acaba de assinar contrato de um ano com o Caxias do Rio Grande do Sul, clube que ele defende desde março deste ano. O vínculo tem validade de 1º de novembro de 2012 à mesma data de 2013.

Cristiano começou na categoria Juvenil, mas logo se destacou, subiu para aos juniores e, no fim desta temporada, passou a treinar com a equipe profissional. Antes do Caxias, Cristiano defendeu a categoria de base do Avaí e do Internacional.

EVOLUÇÃO
Há dois anos e meio no Sul do país, o goleiro considera que está em outro patamar. “Amadureci, evoluí bastante e ganhei experiência. As dificuldades e os obstáculos foram muitos, mas superei todos”, comemora.
Questionado se a fama de que o futebol gaúcho é o mais pegado do Brasil é mito ou realidade, Cristiano é enfático: “Não é mito. É a mais pura verdade. Eles têm um futebol de muita pegada, que explora a raça. Também é uma região onde há muita rivalidade. A população lá é fanática com futebol”.

PROJEÇÃO
A altura de 1,96m, aliada à sua excelente performance nos Juniores do Caxias, logo despertaram a atenção da comissão técnica do profissional. De férias no Vale do Aço, o goleiro grandalhão viaja no domingo e se apresenta na equipe do Sul na segunda-feira (26).

É grande a possibilidade de Cristiano continuar integrando o time juniores do Caxias para a disputa da Copa São Paulo, em janeiro. “Existe essa possibilidade, mas vou saber quando eu retornar”, diz.
Sobre a chance de disputar o Campeonato Gaúcho e a Série C do Brasileiro – divisões disputadas pelo Caxias – o arqueiro iapuense também boas expectativas. “Seria muito bom para minha carreira jogar o Gauchão e a Série C como profissional. Mas não gosto de alimentar ansiedade. Quero que as coisas aconteçam naturalmente”, pontua Cristiano.

Cristiano chegou a recusar uma proposta do Flamengo, em janeiro de 2011, quando ainda estava no Ipatinga, para aceitar convite do Avaí. Quem conta é o pai do goleiro, José Lúcio da Silva. “O Ipatinga tinha a intenção de negociar meu filho com o Flamengo. Havia também interesse do Atlético-MG e Avaí”, lembra.

TRAJETÓRIA

Cristiano começou a carreira no Boca Rica de Iapu, com oito anos de idade. Depois, transferiu-se para a antiga Aciaria e em seguida para o Ipatinga. Em janeiro de 2011 transferiu-se para o Avaí, chegando depois ao Internacional e por último ao Caxias, clube com o qual assinou contrato como profissional.

Cristiano tinha a opção de permanecer no Internacional, mas justifica sua escolha pelo Caxias. “Foi o próprio Inter que me indicou para o Caxias. Os dois clubes têm bom relacionamento. Se eu permanecesse no Inter, iria enfrentar uma concorrência maior. No Caxias terei mais oportunidades e, com isso, mais chances de aparecer”, avalia o goleiro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com