Cidades

Gestão ampliada e democrática do SUS é debatida

(Crédito: Secom/PMI)

IPATINGA – Usuários do sistema municipal de saúde, trabalhadores da área e prestadores de serviços são convidados a participar das discussões sobre as políticas públicas para o setor. Neste sábado (19), a Prefeitura de Ipatinga e o Conselho Municipal de Saúde realizam a 15ª Conferência Municipal de Saúde, com objetivo de debater, de maneira ampla e democrática, a gestão dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento também marca os 25 anos de funcionamento do SUS no Brasil e no município.

Aberto à participação da comunidade, a instância colegiada vai apontar as diretrizes que serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde 2014-2017 de Ipatinga. O encontro, que tem como tema “Avanços e desafios na garantia da atenção integral à saúde de Ipatinga”, acontecerá a partir das 8:00h, na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI – sede do Clube dos Pioneiros), no bairro Bom Retiro.

PONTO ALTO
Presidente-interina do Conselho Municipal de Saúde, Gisele Coutinho Brandão reforça a importância do evento e do seu caráter propositivo. “A Conferência é a culminância de um amplo debate realizado no mês de junho em todas as regionais de Ipatinga, quando os usuários do SUS elegeram seus representantes ao novo Conselho que será formado. Mas também é uma oportunidade para todos conhecerem melhor o sistema municipal de saúde, os avanços e desafios para propor melhorias”, pontua.

A médica e doutora em Planejamento e Administração em Saúde, Leda Lúcia Couto de Vasconcelos, diretora do Departamento de Atenção Especializada e Temática da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e ex-secretária de Saúde de Ipatinga (1989/1993), vai falar sobre os 25 anos do SUS.

NOVO CONSELHO
Apontadas as diretrizes para as políticas públicas da área, os delegados retirados na etapa preparatória à Conferência Municipal voltam a se reunir na próxima quinta-feira (24/07) para eleger a nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde de Ipatinga. O colegiado é formado por 56 integrantes, sendo 50% de representantes dos usuários do SUS, 25% dos trabalhadores da área (setor público e privado) e outros 25% divididos entre prestadores de serviço e governo. O mandato é de dois anos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com