Cidades

Gestantes participam de aulas de artesanato

(Créditos: Divulgação HMC)

 

IPATINGA – No Hospital Márcio Cunha (HMC), as mãos que ensinam atividades artesanais também são as mesmas que criam laços de confiança e tornam o ambiente hospitalar um lugar mais humanizado e agradável. Com a criação da Oficina de Artesanato na Unidade Materno-Infantil do HMC, acompanhantes e gestantes passaram a receber o apoio extra de colaboradores e das voluntárias da Pastoral da Saúde, duas vezes por semana, que as auxiliam na confecção de bordados e enfeites em tiaras, toalhas, laços, fraldas, sapatinhos, entre outros trabalhos manuais.

“Não havia feito nenhum tipo de trabalho manual e sempre quis aprender. As voluntárias são dispostas e alegres. Se cada um fizesse um trabalho como esse do Hospital Márcio Cunha, muitas pessoas que não têm oportunidade aprenderiam a fazer coisas maravilhosas. Eu pretendo colocar em prática tudo que o aprendi nesta oficina”, relata a paciente Miúza Vaz da Silva Luiz.

A novidade surgiu a partir da necessidade de preencher o tempo das pacientes ociosas com atividades criativas, agradáveis e relaxantes, ajudando-as no bem-estar durante o período de internação às vésperas do parto. “Em uma de nossas visitas aos leitos, eu e o médico Celso Cordeiro encontramos um acompanhante fazendo barras de crochê em fraldas, enquanto acompanhava sua esposa internada há dois meses. Tivemos, então, a idéia e a certeza da necessidade em promover atividades para as gestantes e os acompanhantes”, explica a enfermeira Cyntia Guimarães.

ASSISTÊNCIA
A inclusão de atividades artesanais junto a pacientes e acompanhantes na Unidade Materno-Infantil faz parte do Projeto de Perinatologia, um dos 13 projetos que integram o programa Assistência em Foco no Hospital Márcio Cunha. Nos últimos meses, o projeto possibilitou diversos avanços ao Hospital Márcio Cunha, como a implantação do Acolhimento e Classificação de Risco no Centro Obstétrico e a inclusão do trabalho voluntário das doulas, as voluntárias que auxiliam o atendimento às gestantes e favorecem a humanização na hora do parto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com