Cidades

Geólogos visitam Ipatinga e avaliam áreas de riscos

A prefeita Cecília Ferramenta acompanha a equipe de geólogos durante visita às áreas de risco em Ipatinga
(Crédito: Secom PMI)


IPATINGA –
Uma equipe de quatro geólogos contratada pelo governo federal visitou nesta segunda-feira (30) as principais áreas atingidas pelas chuvas em Ipatinga, e já solicitou a antecipação dos trabalhos de vistorias técnicas a serem realizados em todo o município, diante da gravidade da situação. Logo no início da manhã, os profissionais se reuniram com a prefeita Cecília Ferramenta, quando conheceram os relatórios elaborados pelas equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas áreas de riscos.

“A vinda da equipe de geólogos é resultado do nosso encontro com ministros e a presidenta Dilma Rousseff, na semana passada, e demonstra o compromisso do governo federal em ser parceiro de Ipatinga”, avalia a prefeita, que acompanhou a visita dos técnicos federais às áreas mais críticas do município, nesta segunda-feira. “Temos muita coisa para fazer, pois há famílias desabrigadas e que têm suas casas interditadas, e o município não consegue realizar todas as intervenções sem a ajuda da União e do Estado também”, reivindica Cecília Ferramenta.

ANTECIPAÇÃO
Na reunião de emergência entre prefeitos da região e a presidenta da República, ocorrida na sexta-feira (27), em Governador Valadares, ficou acertado que o início das avaliações geológicas nas áreas atingidas pelas chuvas em Ipatinga seria na primeira segunda-feira de janeiro (06). Mas, ao tomarem conhecimento dos laudos técnicos e fotográficos e também visitarem alguns locais, os profissionais optaram por antecipar os trabalhos, que vão começar já nesta sexta-feira (03).

Até o momento, a Defesa Civil de Ipatinga contabiliza 800 chamados e 1.800 pessoas atingidas pelas chuvas. “Há situações de extrema gravidade, que necessitam de intervenções imediatas, para proteção de vidas humanas. Sensibilizamos os técnicos do governo federal para executar os trabalhos preventivos e, ao mesmo tempo, estamos de prontidão para atuar quando necessário”, argumenta Joel Lopes da Silva, coordenador da Defesa Civil de Ipatinga, que trabalha em regime de plantão desde o dia 19 de dezembro, quando caíram as primeiras chuvas mais fortes no município.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com