Nacionais

Garimpando Oportunidades comemora resultado da visita da PMI à SkyWay

Joel Souto (esq) representou o programa Garimpando Oportunidades na visita à SkyWay, na Europa Oriental

IPATINGA – A possibilidade de Ipatinga sediar a fábrica da SkyWay Technologies Co. (SWT), produtora de veículos para o transporte de passageiros e cargas sobre trilhos suspensos, foi muito comemorada pelo coordenador Geral do Programa Garimpando Oportunidades e assessor executivo da diretoria da Usiminas, Henrique Santos. Na reunião entre representantes da prefeitura de Ipatinga e o presidente da SWT, Anatoli Yunitski, na semana passada, em Minsk, Bielorrússia, na Europa Oriental, foi oficializado o interesse do município pela proposta.
Naquela oportunidade o programa foi representado pelo jornalista Joel Souto, da coordenação do Grupo Técnico Metropolitano (GTM) do Garimpando Oportunidades e assessor da Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA). “Articulamos o encontro, conscientes de que colocaríamos, frente-a-frente, dois homens visionários. O presidente quebrou todos os protocolos e acompanhou por várias horas o prefeito de Ipatinga. Essa empatia, somada ao que mostramos sobre a região, pode ter dado à nossa cidade a preferência definitiva para esse investimento”, observou Souto.

SINERGIA
Outra situação destacada por Joel Souto é a possibilidade de geração de milhares de empregos e impostos para a cidade, com a produção dos veículos que serão comercializados em todo o continente americano. Segundo a direção da SkyWay, os contratos já firmados com alguns países da Ásia, preveem a produção inicial de 15 mil veículos. “Mostramos que temos as melhores condições técnicas para acelerar esta produção, fato que foi muito aplaudido pelos principais acionistas presentes”, afirmou.
Segundo ele, a videoconferência — da qual participaram, além de Henrique Santos, o deputado Federal Leonardo Quintão (PMDB) e o diretor de Marketing do SkyWay Project in Brazil, Letto Lopez — foi essencial para reafirmar a sinergia. “Falamos da cooperação entre a Usimec (produzindo os equipamentos), a SkyWay (sendo cliente e fornecedora) e a Usiminas (vendendo aço e serviços e, ao mesmo tempo, adquirindo o sistema SkyWay para o transporte da matéria prima). Essa cooperação mútua fortalecerá o desenvolvimento regional, principal foco do Garimpando Oportunidades”, encerrou Joel Souto.

Entenda o sistema SkyWay

SkyWay é um transporte de nova geração que atende aos padrões do século XXI, melhorando a qualidade de vida e tornando o planeta um lugar com menos poluição atmosférica. As tecnologias da Skyway modificam conceitualmente a organização e gestão da logística de transporte do tráfego de passageiros e de mercadorias, basicamente, zerando os problemas de transporte urbano em geral.
O programa de desenvolvimento da SWT Co. inclui várias áreas de trabalho, dentre elas, a estrutura de trilhos e cordas (suspensos), material circulante e infraestrutura, transporte de passageiros e cargas, transporte de alta velocidade (até 500 Km/h) e transporte marítimo (portos costeiros de águas profundas).
Características dos veículos (até 150 km): transporte de passageiros (até 100 pessoas); transporte de cargas (até 10 toneladas); distância (até 200 km); declividade (até 30%).
Comparativo de custo para a implantação: 2 x menor que o transporte metroviário; 3 x menor que o transporte rodoviário; 5 x menor que o monotrilho


Conheça a empresa

A SkyWay Technologies Co., é uma empresa Bielorrússia, sediada em Minsk, na Europa Oriental, que oferece soluções com tecnologia verde para o transporte público (passageiros e cargas). A fábrica da empresa está localizada na cidade de Maryina Gorka, na Bielorrússia, aonde tem a sua linha de pesquisa, produção e montagem, com cerca de 350 funcionários.
Em julho, desse ano, a empresa inaugurou o Eco technopark, um “parque-demonstração” onde o público confere in loco a utilização prática do sistema proposto. A SkyWay tem como uma das principais propostas para a América, até o final de 2019, o início do “SkyWay Project in Brazil”. Pelo projeto, será instalada uma unidade fabril em solo brasileiro para a confecção e comercialização de produtos com a tecnologia exclusiva SkyWay para distribuição nesse continente.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com