Cultura

Fundação Vale contempla Projeto Palha do Indaiá de Antônio Dias

IPATINGA – O projeto Palha do Indaiá, de Antônio Dias, foi um dos contemplados pela Fundação Vale através do Edital Reconhecer, junto a outros projetos da região.
A Associação Local do Patrimônio Histórico e Artístico de Antônio Dias (ALPHA), fundada em 21 de janeiro de 1984, é proponente do projeto que pretende sistematizar de forma dinâmica e inovadora a produção do artesanato com a palha do indaiá para geração de renda, na cidade de Antônio Dias. A utilização da palha, atualmente, está centrada na confecção de chapéus.

OBJETIVOS
O projeto propõe a desconstrução do chapéu e, a partir dos pedaços, a criação de outros objetos originando uma nova técnica, que, ao transformar o fazer tradicional, mantém sua originalidade e beleza para dialogar no cenário contemporâneo. Desta forma, a artesã resgata este fazer para que passe de mãe para filha, preservando a memória que vem sendo perdida com o passar do tempo, tendo em vista que os jovens não tem demonstrado interesse com a chapelaria. O projeto promove as seguintes ações para as artesãs: capacitação, oficinas, consultoria, etc.
Entre os objetivos do projeto está a busca de identificação e capacitação profissional para as artesãs a partir da palha do indaiá; estimular e mobilizar o empreendimento sustentável; desenvolver e priorizar a cultura do artesanato local com a palha e com qualificação profissional para geração de emprego e renda.

DIVERSIFICAÇÃO
A proposta, que é uma continuidade e tem o apoio do Instituto Cenibra desde 2005 junto a Associação dos Artesãos de Antônio Dias e, mais efetivamente a partir de 2010, consiste na confecção de várias peças: bolsas, sandálias, cadeiras, vestidos para bonecas, bonecas, acessórios de moda, etc, que serão expostas e vendidas em feiras, e eventos de artesanatos tais como: Casa de Cultura de Antônio Dias, Feira de Turismo do Vale do Aço, entre outros espaços e eventos.
O Sebrae, através de uma consultoria do programa Sebrae Artesanato, com o designer Marcelo Maia, está organizando e apoiando as artesãs na criação das novas peças e desde 2016 junto à Prefeitura Municipal de Antônio Dias e a ALPHA se aliam em apoio à iniciativa que agora, em 2017, após aprovação do projeto no Edital Reconhecer, da Fundação Vale, ganha mais uma fonte de criação e continuidade.

EMPREGO E RENDA

Os recursos oriundos da venda das peças será revertido para as próprias artesãs, como forma de geração de emprego e renda. Trata-se, de um projeto de economia criativa, já que o mesmo é realizado com sustentabilidade, tendo em vista que a “Palha do Indaiá” é retirada da própria cidade em abundância e que é fonte de renda para as mulheres da comunidade.

SERVIÇO
No período de 28 de novembro a 01 de dezembro as artesãs irão participar da Mostra Interna da Cenibra e em seguida da 28ª Feira Nacional de Artesanato, na Expominas, em Belo Horizonte, de 5 a 10 de dezembro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com