Cidades

Fundação São Francisco Xavier completa 49 anos

IPATINGA – Prestes a completar meio século de existência, FSFX comemora aniversário em 22 de dezembro com foco em inovação e plano de crescimento para futuro próximo

Fundada para ser a administradora das unidades de educação e saúde que foram, inicialmente, criadas para atender aos empregados da Usiminas e seus familiares, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) nasceu para ser uma agente de transformação social. Com sede em Ipatinga, há 49 anos a instituição vem registrando avanços importantes em todas as suas áreas de atuação e expandindo seus negócios para todo o Brasil.

EXCELÊNCIA

A Fundação mantém a busca constante pela excelência na prestação de serviços, a partir de ações que extrapolam os limites do Vale do Aço. Desde a sua inauguração, é responsável por gerir o Hospital Márcio Cunha (HMC) que atualmente conta com 543 leitos distribuídos entre unidade I e II, além de uma terceira unidade, exclusiva para o tratamento de pacientes oncológicos, sendo referência para cerca de 800 mil habitantes em mais de 35 municípios do Leste de Minas Gerais.

Em 2016, a FSFX passou a administrar mais uma unidade hospitalar, o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) em Itabira, um centro de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital conta com 81 leitos de internação, 11 leitos de pediatria e 6 leitos de UTI e é referência para 13 municípios no interior de Minas. E em 2017 a instituiçãoassumiu a administração do Hospital de Cubatão (HC), referência para cerca de 419 mil habitantes, atualmente, com 75 leitos para atendimentos pelo SUS e outros 50 de convênios – a partir de fevereiro serão abertos outros 40 leitos.

OUTRAS CIDADES

“Ampliamos a nossa assistência a outras cidades e, cada vez mais, a instituição tem conseguido ofertar um cuidado de qualidade às comunidades. Todos os nossos serviços são baseados na experiência da Fundação São Francisco Xavier que é reconhecida pela excelência em saúde e está sempre inovando para promover a melhoria contínua dos seus processos. É gratificante fazer parte dessa história de crescimento de uma instituição de renome como a Fundação”, afirma Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da FSFX.

A Fundação também é responsável por administrar a Operadora de Planos de Saúde, Usisaúde, que tem registrado um crescimento ao longo dos anos. Com certificação máxima pela Agência Nacional de Saúde (ANS), integra o seleto grupo das operadoras com mais de 154 mil vidas no país e é hoje a maior do Brasil na modalidade filantropia e dispõe de assistência médico-hospitalar e odontológica de alta qualidade, além de saúde e higiene ocupacional. A operadora possui uma rede com mais de 3 mil credenciados diretos e mais de 225 hospitais em Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

EDUCAÇÃO

Além da saúde, desde sua fundação, a instituição administra um tradicional centro educacional no Vale do Aço, o Colégio São Francisco Xavier (CSFX). Com atuação que contempla desde a Educação Infantil, passando pelos ensinos Fundamental, Médio e Técnico, até os cursos de Pós-graduação. Em 1997, tornou-se o primeiro colégio do país a alcançar a certificação ISO 9001 para seu Sistema de Gestão da Qualidade de Educação de níveis Fundamental e Médio.

COI E VITA

Incorporadas à Fundação nas duas últimas décadas, o Centro de Odontologia Integrada (COI) e a Vita – Soluções em Saúde Ocupacional, Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente também representam importantes investimento feitos pela FSFX ao longo dos seus 49 anos. “Estamos em crescimento constante e todas as nossas unidades recebem investimentos em melhorias para atender da melhor forma aos nossos clientes. A FSFX possui várias unidades de negócios em segmentos distintos, mas que são essenciais para as comunidades ao redor”, explica Luís Márcio.

2018

A FSFX não para de crescer e prova disso são as entregas realizadas à comunidade neste ano. Foram inauguradas três novas unidades do Usifamília, um plano inspirado no conceito de atenção primária. As cidades de Ipatinga, Belo Horizonte e Santos foram contempladas com as unidades. Neste ano, também foi inaugurada uma Unidade Avançada em Coronel Fabriciano. A obra atende a um desejo antigo dos moradores da cidade e no local são realizados exames de diagnóstico por imagem, coleta de amostras biológicas para exames laboratoriais, consultas e atendimentos da equipe do Usifamília.

BABY CARE E ROBÔ LAURA

Em 2018 também foram feitos investimentos na área da educação, com a inauguração do Baby Care: o berçário do CSFX. “Com o Baby Care, a Fundação passou a ser a primeira instituição do Vale do Aço e um dos poucos do estado de Minas Gerais a oferecer uma infraestrutura completa, com equipe multidisciplinar e segurança à primeira fase da educação infantil. Privilegiamos o cuidado e o desenvolvimento da criança com uma educação individualizada, personalizada e mais humanizada”, informa Luís Márcio Araújo Ramos.

Neste ano uma nova superintendência foi criada na FSFX, a de Estratégia e Inovação. O novo setor foi o responsável pela criação da primeira plataforma digital de relacionamento entre a gestante e a maternidade do país: a Mimo.O Robô Laura que foi implantado no Hospital Márcio Cunha e ajuda a equipe multidisciplinar do hospital no diagnóstico de sepse foi a ferramenta que auxiliou a equipe multidisciplinar do hospital no desenvolvimento da Mimo.

Com o principal objetivo de manter-se em constante evolução, a FSFX chega aos 49 anos com planos ainda mais promissores de crescimento. Assumir novos negócios e cada vez mais se concretizar como uma instituição de excelência são alguns dos compromissos da instituição para os próximos anos. “Estamos chegando a meio século de trabalho e queremos evoluir cada vez mais. A FSFX é movida por pessoas que possuem o mesmo desejo, que é crescer em qualidade e satisfação. Em parceria todas as unidades trabalham para oferecerem o melhor aos nossos clientes”, finaliza o diretor executivo da FSFX.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com