Cidades

Fundação Aperam destaca ações no setor educacional

TIMÓTEO – Uma das frentes prioritárias da Fundação Aperam Acesita é atuar na educação. Para a empresa, o ensino precisa ser a base do desenvolvimento humano. Por isso, além de imprimir um forte caráter educativo aos seus programas, a instituição atua diretamente junto às escolas do Vale do Aço (Timóteo e Fabriciano) e do Vale do Jequitinhonha desenvolvendo diversos programas que visam contribuir com a melhoria da qualidade do ensino.

Dentro dessas instituições de ensino, a Fundação conta com diversos parceiros no desenvolvimento de seus projetos educativos. Gestores, professores, alunos, pedagogos – todos somam forças para realizar iniciativas que têm como foco promover o conhecimento e o aprendizado. Entre tantas pessoas que podem ser consideradas elos fortes dessas iniciativas, está Maria Helena Teixeira Barcelos, que hoje é a diretora da Escola Municipal “Ana Moura”, que fica localizada na cidade de Timóteo.

VOCAÇÃO

Maria Helena sentiu seu chamado para a educação ainda na sua infância, usava o muro da sua casa como lousa e o carvão como giz. Sua classe de alunas era composta por suas sete irmãs. “Eu acredito que, desde a minha infância, eu já tinha o dom para a educação. Desde nova, eu gostava muito de estudar e fazia das minhas brincadeiras verdadeiras aulas”, relembra Maria Helena.

Há 32 anos atuando como educadora, Maria Helena confessa que já passou por muitos desafios, mas o amor a profissão a mantém firme. “Pra mim, um dos maiores desafios dentro de uma escola é a alfabetização. Muitas vezes as crianças não têm o acompanhamento dentro de casa e, por isso, temos que redobrar nosso trabalho em busca da qualidade. É nessa parte que a Fundação Aperam Acesita entra como uma grande parceira, trazendo diversos projetos para a nossa comunidade escolar”, destaca.

AÇÕES

As ações na área da educação visam contribuir com a melhoria do processo contínuo do ensino, reconhecendo, oportunizando e estimulando práticas e temas educacionais inovadores alinhados com as diretrizes das esferas federal, estadual e municipal.

A Escola Municipal Ana Moura foi uma das escolas contempladas com o projeto “Educando para cidadania”, uma iniciativa da Fundação e parceiros com as escolas públicas do município. Para a diretora, essa foi uma, dentre tantas outras ações, de destaque para a melhoria da qualidade do ensino na escola. “Para o nosso trabalho ter continuidade, precisamos estabelecer parcerias. E é nesse momento que a Fundação nos ajuda a fazer diferença. Projetos como o Educando para a Cidadania são fundamentais para nos ajudar a atingir nossos objetivos”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com