Cultura

Fundação Aperam Acesita recebe obras da estilista Vanuza Bárbara

IPATINGA – As peças da nova coleção “As Melindrosas”, da estilista e artista plástica mineira Vanuza Bárbara, estarão em exposição na Fundação Aperam Acesita. A abertura será realizada hoje (5), a partir das 20:00h, e contará com a participação da banda Bricoleur, de Ipatinga.

Depois do grande sucesso de público em Ipatinga, é a vez de Timóteo receber as peças inspiradas na obra do chargista e ilustrador carioca José Carlos de Brito e Cunha. Na década de 20, na qual o ilustrador viveu e criou sua arte, tudo vinha da Europa, sobretudo da França. As mulheres brasileiras não tinham autonomia para escolher o que vestir e, a personagem criada pelo cartunista, símbolo da mulher brasileira da época, a meiga personagem, única, esguia e sensual, conseguiu transmitir o frescor, a beleza e já indicava um novo rumo para traços que figuram entre os principais arranjos da moda atual.

O projeto As Melindrosas é apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocinado pela Provest Uniformes e Help Car Plataformas e conta com o apoio da Fiemg, Patty Publicidade, Brasart, Instituto Cultural Usiminas e Fundação Aperam Acesita. As peças são produzidas com retalhos da Provest Uniformes e sobras de produção industrial, trabalhando a sustentabilidade, marca presente nos diversos trabalhos da artista. E para dar vida ao projeto, Vanuza Bárbara trabalha com o Grupo de Bordadeiras Fazendo Arte do bairro Bom Jardim, formado por cerca de 30 mulheres que enxergam no bordado uma nova fonte de renda.

Você também pode gostar