Cultura

Fundação Aperam Acesita recebe obras da estilista Vanuza Bárbara

IPATINGA – As peças da nova coleção “As Melindrosas”, da estilista e artista plástica mineira Vanuza Bárbara, estarão em exposição na Fundação Aperam Acesita. A abertura será realizada hoje (5), a partir das 20:00h, e contará com a participação da banda Bricoleur, de Ipatinga.

Depois do grande sucesso de público em Ipatinga, é a vez de Timóteo receber as peças inspiradas na obra do chargista e ilustrador carioca José Carlos de Brito e Cunha. Na década de 20, na qual o ilustrador viveu e criou sua arte, tudo vinha da Europa, sobretudo da França. As mulheres brasileiras não tinham autonomia para escolher o que vestir e, a personagem criada pelo cartunista, símbolo da mulher brasileira da época, a meiga personagem, única, esguia e sensual, conseguiu transmitir o frescor, a beleza e já indicava um novo rumo para traços que figuram entre os principais arranjos da moda atual.

O projeto As Melindrosas é apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocinado pela Provest Uniformes e Help Car Plataformas e conta com o apoio da Fiemg, Patty Publicidade, Brasart, Instituto Cultural Usiminas e Fundação Aperam Acesita. As peças são produzidas com retalhos da Provest Uniformes e sobras de produção industrial, trabalhando a sustentabilidade, marca presente nos diversos trabalhos da artista. E para dar vida ao projeto, Vanuza Bárbara trabalha com o Grupo de Bordadeiras Fazendo Arte do bairro Bom Jardim, formado por cerca de 30 mulheres que enxergam no bordado uma nova fonte de renda.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com