Cidades

Fundação Aperam Acesita completa 20 anos de atuação

TIMÓTEO – Desde 1994, as comunidades onde a Aperam South America atua contam com cuidados especiais e a parceria da Fundação Aperam, com o intuito de levar o desenvolvimento social e econômico, que desenvolve projetos e programas voltados para a melhoria da qualidade de vida em municípios do Vale do Aço e do Vale do Jequitinhonha.

A instituição atua como agente facilitador e promotor do desenvolvimento das pessoas e da sociedade nas áreas de educação, cultura, meio ambiente e promoção social. Além disso, conta com a parceria dos poderes públicos federal, estadual e municipal, e entidades privadas. Assim, dá contribuição para que as comunidades em que atua tenham condições de crescimento sustentável e independente.

Atualmente, a Fundação trabalha com oito grandes programas que beneficiam cerca de 90 mil pessoas anualmente. Ações como a Cantata de Natal, o Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós, o Programa de Melhoria da Qualidade de Ensino e o programa Andanças estão entre os mais conhecidos da população.

Instalada num imóvel erguido na década de 1950, onde, no passado, funcionou a Casa de Hóspedes da Acesita S.A, a Fundação conta hoje com 2.500 m² de área construída que abriga hoje: um museu da Aperam, área de exposição, teatro com 148 lugares, salas para cursos e oficinas e um grande bosque onde são realizados eventos variados como o Festival Arte Viva e o Arraia d’Ajuda.

A Fundação mantém o Centro de Educação Ambiental da Aperam South America, Oikós, uma área de 989 hectares de remanescentes da Mata Atlântica que abriga 32 nascentes, várias espécies vegetais, entre árvores e arbustos e espécies de aves.

Outro ponto de atuação é o Instituto do Inox, fruto de uma parceria da Fundação Aperam Acesita com a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo. Por meio de capacitações da mão de obra local, o instituto fomenta a economia local focada nas indústrias de transformação do aço inoxidável de todo o país.

JEQUITINHONHA
A Aperam também está no Nordeste de Minas, apoiando e desenvolvendo ações na área de atuação da Aperam BioEnergia, empresa responsável pelo cultivo das florestas de eucalipto que dão origem ao carvão vegetal usado na usina da Aperam em Timóteo. Lá são realizados projetos com foco na cultura, educação, meio ambiente e promoção social.

Trabalho reconhecido no executivo municipal
Para o prefeito de Timóteo, Keisson Drumond, a atuação cultural realizada pela Empresa, por meio da Fundação Aperam Acesita, é de fundamental importância para os timotenses. “A promoção de eventos culturais valoriza a população de Timóteo. A prefeitura também apoia diversas ações, com instalações físicas ou outros tipos de atuações para fortalecer o trabalho realizado pela Fundação Aperam Acesita em Timóteo”, disse.

Keisson Drumond destaca também a importância para o desenvolvimento do município da mantenedora da Fundação – a Aperam South America. “Desejamos que a Aperam continue seu trabalho visando aumentar sua participação no mercado do aço, baseado na qualidade de seus produtos e aumento da competitividade”, afirmou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com