Cultura

Fundação Aperam Acesita celebra Dia da Cultura com artistas regionais

TIMÓTEO – A cultura é uma ferramenta importante na formação da identidade cultural de um povo. Por meio dela, é possível valorizar e incentivar o desenvolvimento de uma região. Por isso, desde sua criação, a Fundação Aperam Acesita identifica, fortalece e estimula artistas e grupos das regiões onde a Aperam atua. 

Com essa premissa, em celebração ao Dia Nacional da Cultura, comemorado no dia 5 de novembro, a Fundação Aperam Acesita realiza uma homenagem aos artistas da região do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha por meio de um vídeo que retrata parte dessas manifestações culturais que ajudam a preservar as culturas locais. 

“Este ano, foi muito desafiador para todos nós, inclusive para a classe artística onde os profissionais foram os primeiros a pararem com suas atividades na pandemia. Esse vídeo é uma forma de prestar uma homenagem aos artistas e celebrar o que temos de mais rico na nossa região, que é a nossa cultura”, aponta o Presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino. 

O vídeo poderá ser conferido nesta quinta-feira (5) por meio das redes sociais da Aperam No Brasil. 

PRESERVANDO MEMÓRIAS

Músico desde muito novo, Wemerson Rodrigues, o Geléia, se iniciou na musicalização aos 8 anos de idade, aos 12 ingressou na Corporação Musical Santa Cecília e, aos 14 anos, já estava atuando profissionalmente como músico. Em 2013 fundou o Grupo Valentinas, posteriormente criando o Bloco Valentinas. 

“É uma luta incessante pela preservação da nossa identidade cultural. Esse movimento que temos aqui no Vale do Aço é uma ferramenta que temos usado para fortalecer a cultura afro-brasileira em geral”, conta o músico que integra o vídeo. 

Também integrante do Conselho Municipal de Cultura de Timóteo, Wemerson destaca a atuação da Aperam junto à cultura da cidade. “Acho sensacional tudo que a Aperam tem feito, desde os espaços coletivos, como o teatro, museu, até mesmo iniciativas como essa de celebrar essa data”, conta.

JEQUITINHONHA EM FOCO

No Vale do Jequitinhonha, o jornalista, produtor cultural, folclorista e historiador, Adão Domingos Ramalho Coelho, apresenta há 3 anos na Rádio Bom Sucesso, o Programa Vale do Jequitinhonha em Foco, dando visibilidade aos educadores, artesãos, músicos, grupos folclóricos, poetas e demais grupos do Vale do Jequitinhonha e interior mineiro.

“Vejo o Vale do Jequitinhonha como o maior celeiro cultural de Minas Gerais. Temos uma riqueza muito grande como os grupos folclóricos, artesanato e música. Aqui é solo fértil, onde brota a cultura de um povo que se manifesta nas festas tradicionais e nos eventos do cotidiano, como a folia de reis, nas marujadas, bandas de taquara e na sonoridade das benzedeiras, cantadeiras e dançadeiras, fazedores da cultura mineira. Eu vejo com bons olhos esse incentivo previsto pela Aperam para apoiar, incentivar, para acolher e dar as mãos a todos nós, aos artistas do Vale do Jequitinhonha”, enfatiza Adão.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com