Vida & Saúde

FSFX realizará I Congresso de Atenção Integral à Saúde

Atenção Integral à Saúde da Família é o tema central do Seminário Internacional

IPATINGA –
A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) reunirá especialistas em cuidados com a saúde de Minas Gerais, de São Paulo e dos Estados Unidos, em Ipatinga, para um evento à altura da relevância do tema. Trata-se do I Congresso Internacional de Atenção Integral à Saúde da FSFX – Usifamília, que será realizado no dia 05 de dezembro, no Teatro do Centro Cultural Usiminas.

Destinado a profissionais e estudantes da área da saúde, o evento terá as inscrições gratuitas, que ficarão abertas somente até a próxima quarta, dia 30. Os participantes que optarem por ir de carro ao encontro terão ainda isenção de estacionamento no Shopping do Vale do Aço, onde fica o Centro Cultural Usiminas, durante 12 horas. Para garantir uma vaga, basta acessar o site da Fundação na internet, www.fsfx.com.br, clicar e preencher a ficha.

TEMAS
O Congresso Internacional apresenta uma extensa programação, a partir das 13h. Logo após a abertura, haverá uma conferência magna sobre Os desafios da Atenção Integral à Saúde no Brasil na Perspectiva da Rede de Atenção à Saúde, com o consultor da Organização Pan-Americana de Saúde, Eugênio Vilaça Mendes. Na sequência, o evento seguirá com palestras e mesas-redondas, a começar pela apresentação O modelo de Gestão Integral à Saúde centrado no idoso e sua família, com o coordenador do Hospital das Clínicas da UFMG Edgar Nunes de Moraes.

HARVARD
O evento contará ainda com a participação especial do médico especialista em Atenção Primária à Saúde e professor da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, Rob Janett. Ele falará sobre A contribuição da Atenção Primária no Remodelamento do Sistema de Saúde, contando sobre suas experiências em diversos centros e hospitais, entre eles o Cambridge Health Alliance, o modelo assistencial que inspirou em 2014 a criação do Usifamília, a unidade de Atenção Integral da Usisaúde e da Fundação São Francisco Xavier, em Ipatinga. De lá para cá, o Usifamília cresceu, se expandiu para outras duas cidades, Belo Horizonte e Santos, e hoje acompanha a saúde de mais de 16 mil pacientes.

PALESTRAS

O ciclo de palestras inclui ainda A Atenção Integral à Saúde pela FSFX, com Mauro Oscar Souza Lima, superintendente Geral de Hospitais da Fundação; Cuidado Paliativo, com Toshio Chiba, médico geriatra e chefe do Serviço de Cuidados Paliativos no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo; Cuidado Domiciliar, com Flávia Lanna de Moraes, especialista em Geriatria e em Medicina da Família e Comunidade, além de coordenadora do programa Mais Vida em Casa, do Hospital das Clínicas da UFMG; O papel indutor da agência nacional de saúde suplementar na atenção à saúde do idoso, com Daniele Pinto da Silveira, diretora na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); A utilização do “Diagnosis Related Groups” (DRGs) como ferramenta na gestão da qualidade”, com Tânia Grillo, diretora do IAG Saúde; e O autocuidado apoiado e o cuidado familiar, com Raquel Souza Azevedo, enfermeira gerontóloga do Hospital das Clínicas da UFMG.

LIVRO
O I Congresso Internacional de Atenção Integral à Saúde da FSFX – Usifamília marcará ainda o lançamento do livro “Usifamília: um modelo inovador de atenção integral na saúde suplementar”, em comemoração aos 2 anos de lançamento da unidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com