Cidades

FSFX fecha 2013 com balanço positivo

Carro-chefe da FSFX, o Hospital Márcio Cunha é referência em serviços de alta complexidade para uma população de 800 mil em 35 municípios da região

IPATINGA – A Fundação São Francisco Xavier fechou 2013 com números que comprovam sua capacidade de aliar responsabilidade social a resultados efetivos para pacientes e estudantes. Instituída pela Usiminas para ações nas áreas de saúde e educação, a entidade filantrópica aplicou mais de R$ 24 milhões em investimentos em infraestrutura, equipamentos e capacitação profissional em suas unidades, compostas pelo Hospital Márcio Cunha, a operadora de planos Usisaúde, um centro de odontologia, uma unidade de serviços de saúde ocupacional, o Colégio São Francisco Xavier, com benefícios diretos à comunidade.

DESTAQUE

Destaque para o Hospital Márcio Cunha, que cresceu em tamanho e qualidade. Referência em serviços de alta complexidade para uma população de 800 mil em 35 municípios da região, o hospital agora conta com 527 leitos e um novo pronto-socorro, um dos maiores e mais modernos do estado, com 4 mil metros quadrados. Além disso, investiu em novos equipamentos, como tomógrafo, ressonância magnética e microscópios cirúrgicos, beneficiando a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), de convênios e da Usisaúde, como os empregados da Usiminas.

2º EM PARTOS
Todo esse diferencial influencia diretamente na qualidade e na segurança da assistência ao paciente e contribui para posicionar o Hospital Márcio Cunha como o 2º hospital-geral em realização de partos no estado, com 5.670 só no ano passado, e como o 3º hospital de Minas Gerais em número de internações pelo SUS. Para suportar seu processo de expansão e apoiar na formação e fixação de profissionais, o hospital oferece há 11 anos o programa de Residência Médica, com cursos credenciados pelo MEC em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia e Pediatria.

Para 2014, o HMC conquistou ainda o credenciamento para a abertura de residências em Neonatologia, Medicina de Urgência, Medicina Intensiva, e Radioterapia e novas vagas para os cursos já existentes. Com isso, o número de médicos residentes chegará a 52 neste ano.

EDUCAÇÃO
No Colégio São Francisco Xavier, o legado de responsabilidade social da Fundação também segue sendo escrito com letras maiúsculas. Com quase 3 mil alunos nos ensinos infantil, fundamental, médio, técnico e em cursos de pós-graduação em parceria com a PUC Minas, o Colégio não abre mão das concessões de bolsas de estudos integrais a alunos de comunidades carentes das cidades do Vale do Aço. No ano passado, foram 427 bolsas, a partir de uma seleção feita em parceria com as secretarias estadual e municipais de educação.

Aos filhos de empregados das empresas Usiminas, foram contratadas outras 415 bolsas. O Colégio é ainda credenciado ao Programa de Educação Profissional (PEP), do Governo de Minas, pelo qual proporciona acesso gratuito à educação de qualidade e materiais didáticos a 441 dos 702 alunos dos cursos técnicos de Enfermagem, Análises Clínicas, Mecânica, Informática, Segurança do Trabalho e Administração.

Compromisso Social no CSFX
3.000 alunos
427 bolsas filantropia
415 bolsas empresas Usiminas
441 bolsas de cursos técnicos PEP

Produtividade do HMC em 2013
. 527 leitos
. 1.3 milhão de exames de patologia
. 318 mil exames de diagnóstico
. 120 mil atendimentos no pronto-socorro
. 40.430 sessões de hemodiálise
. 15.592 cirurgias realizadas
. 32.330 internações
. 5.670 partos

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com