Cultura

FSFX compartilha história do HMC com a comunidade

Jorge Inácio, gerente da Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares

IPATINGA
– “Ambulâncias, macas e aparelhos. Profissionais de branco agitados pelos corredores e uma infinidade de pessoas em busca de atenção. Ciência e técnica a serviço da cura. Geralmente, essas imagens estão cristalizadas na memória da maioria de nós quando pensamos em um hospital. Óbvio que tais elementos são indispensáveis para o funcionamento de qualquer unidade de saúde, mas nem de longe traduzem a historia que habita esse ambiente tão marcado pela incessante luta pela vida. Especialmente, quando o hospital em questão tem a peculiaridade de ter nascido no seio de um projeto industrial, cujo objetivo primordial não era o atendimento à saúde, mas sim, fabricar aço.”

O trecho acima foi escrito pelo jornalista, documentarista e historiador Sávio Tarso, autor do livro “50 anos Hospital Márcio Cunha: uma história repleta de vida, sonhos e pessoas”. Lançado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX) na cerimônia de comemoração do cinquentenário da instituição, no último dia 7, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, agora a obra está disponível para a comunidade nas principais bibliotecas da região.

“O livro é muito importante para a comunidade e para as pessoas que querem saber sobre a história de Ipatinga. Não tem como falar da cidade sem lembrar-se do Hospital Márcio Cunha”, elogia Jorge Inácio, gerente da Biblioteca Pública Municipal de Ipatinga – Zumbi dos Palmares.

A Fundação São Francisco Xavier entregou ainda exemplares à Biblioteca do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – Unileste-MG, em Coronel Fabriciano, para a biblioteca da Faculdade de Medicina do Vale do Aço – Famevaço, em Ipatinga, e para a biblioteca Central de Ideias, do Instituto Cultural Usiminas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com