Cidades

Frentes de obras mudam o cenário na Avenida Maanaim

Em fase mais adiantada estão as intervenções na Etapa 1, que vai da ponte na área da feira do Canaã até a ponte da rua Visconde de Mauá

IPATINGA –
A Prefeitura Municipal divulgou novo balanço do cronograma de construção da Avenida Maanaim, o novo complexo viário de Ipatinga que, depois de pronto, vai interligar o Parque Ipanema aos bairros Iguaçu, Caçula, Cidade Nobre e Canaã/Bethânia. Dividido em três etapas, com mais de 30 empregos gerados atualmente, o projeto reúne também caminhões pipas, escavadeiras, patrol e rolos compactadores na execução das obras.

Em fase mais adiantada estão as intervenções na Etapa 1, que vai da ponte localizada na altura da Rua Visconde de Mauá até o entroncamento com a Avenida Simon Bolivar, na área da feira do Canaã. As equipes se dedicam aos últimos detalhes do projeto paisagístico do trecho. Gramas e mudas de espécies nativas da região foram plantadas ao longo do percurso que soma 800 metros. Por conta do período de estiagem e seca, a Prefeitura têm intensificado o processo de irrigação das plantas.

OBRAS

No trecho também foram executados serviços de terraplenagem, proteção das margens do Ribeirão Ipanema com muros em gabião (estruturas armadas e flexíveis preenchidas por pedras), sistema de drenagem, ciclovia, passeio e meio fio. A implantação do sistema de iluminação publica, com lâmpadas de led, também já está pronta nessa parte da nova avenida.

Na semana passada foram retomadas as intervenções na nova ponte sobre o Córrego Taúbas, que vai interligar a Avenida Maanaim à área da feira livre do Canaã, na altura da Avenida Simon Bolivar. A estrutura tem 18 metros de comprimento e 17 metros de largura. O projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), inclui pista de veículos, calçadas para pedestre e ciclovia. As laterais da nova ponte já estão recebendo guarda corpo metálico.

ROTATÓRIA
Nos próximos dias está previsto o início das obras de construção de uma rotatória, que vai permitir o acesso de motoristas que trafegam pelas Avenidas Simon Bolivar e Selim José de Sales ao complexo da Avenida Maanaim.

OUTRAS FRENTES

Ao mesmo tempo, na Etapa 2, funcionários da empreiteira responsável pelas obras executam os projetos de proteção das margens do Ribeirão Ipanema e do sistema de drenagem (bueiros, sarjetas e escadas hidráulicas). A Prefeitura já concluiu a terraplenagem do trecho que possui cerca de 800 metros, entre a ponte do final da Rua Visconde de Mauá até a Avenida Guido Marlièrie, no Iguaçu. Nos próximos dias o terreno será preparado para receber a pavimentação. Já o projeto de iluminação pública no trecho vai começar a ser executado na próxima semana.

Já na margem direita, foi executada terraplenagem e meio fio, em 160 metros de pista. A próxima etapa será asfalto. A Prefeitura prepara o terreno e executa as obras de drenagem (bueiros). O trecho interliga a Avenida Maanaim com as ruas Rutilo e Grafite, no Iguaçu.

DIVISA

Na terceira etapa de construção da Avenida Maanaim, cerca de 95% as obras de construção dos muros em gabião nas margens do Ribeirão Ipanema já estão finalizadas. De acordo com o projeto da Semop, o trecho soma 420 metros de comprimento de pista, e que vai permitir a ligação da ponte da Rua Visconde Mauá até a Rua Santos Dumont e os dois sentidos da Avenida Monteiro Lobato, na divisa dos bairros Cidade Nobre com Ideal e Iguaçu.

Para complementação da nova ligação, estão sendo construídos 200 metros de diques de proteção de margem com gabião e sistema de drenagem pluvial. Os taludes também ganharão proteção com grama esmeralda em toda extensão do trecho. Os investimentos para concluir todo o projeto da margem esquerda do Ribeirão Ipanema, da ordem de R$ 13 milhões, estão assegurados numa parceria firmada entre a Prefeitura com o governo federal.


A ponte próxima à área da feira do Canaã recebe as últimas intervenções antes de ser liberada ao tráfego



O trecho interliga a Avenida Maanaim com as ruas Rutilo e Grafite, no Iguaçu, sob a ponte da avenida
Guido Marlière

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com