Cidades

Franceses treinam mineiros para Copa das Confederações

Os franceses são considerados uma referência mundial no pronto atendimento de acidentes com múltiplas vítimas (Crédito: Agência Minas)

BH – A Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo (Secopa) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com a Associação dos Hospitais de Paris e o SAMU de France, promovem entre os dias 22 e 27 de outubro, em Belo Horizonte, a primeira etapa do curso de preparação dos SAMUS (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), para situações que envolvem múltiplas vítimas em grandes eventos, como a Copa do Mundo.
Os franceses vivenciaram a Copa de 98, além de outros megaeventos, e hoje são considerados uma referência mundial no pronto atendimento no caso de acidentes com múltiplas vítimas. Todo o curso será feito com tradução simultânea. Ao todo, a comitiva francesa ministrará 14 disciplinas de catástrofe.
A primeira capacitação vai beneficiar mais de 150 profissionais da saúde, dentre enfermeiros e médicos. “Do corpo clínico capacitado, 50 profissionais atuarão como multiplicadores de conhecimento. Nossa prioridade como política pública sempre será a prevenção, mas em casos de acidentes, temos que prestar atendimento rápido, eficiente e humanizado”, explica o Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.

MÓDULOS
O curso será dividido em dois módulos, composto por cinco turmas de 30 alunos. Para as três primeiras turmas o módulo 1 será entre os dias 22 e 27 de outubro. No mês de dezembro, entre os dias 10 e 13, serão capacitados os outros dois grupos.
Já a segunda parte, ou o módulo dois, ocorrerá no primeiro semestre de 2013. Após a capacitação, os profissionais passarão ainda por um teste previsto para o mês de abril, no qual será realizada a simulação de um grave acidente no Aeroporto de Confins e no Mineirão.
“A Copa é um megaevento. Em 30 dias vamos receber quatro vezes mais turistas estrangeiros do que o habitual. Temos que estar preparados, se houver necessidade, para o atendimento médico a todo esse público. Além de um belo estádio, queremos que todos percebam na Copa que em Minas não há improvisos, e sim planejamento”, explica o assessor do núcleo de Planejamento da Secopa MG.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com