Cultura

Fomento Florestal completa 30 anos

BELO ORIENTE – O Fomento Florestal, programa de parceria com produtor rural, vai completar em 2015 exatos 30 anos de atividades. Iniciado em 1985, o Programa tem como parceiro o Instituto Estadual de Florestal (IEF) e ao longo dos anos vem proporcionando alternativas de renda, trabalho e diversificação da produção no meio rural em vários municípios.

Com cerca de mil produtores parceiros, o programa atua em 89 municípios mineiros localizados a uma distância máxima de 150 km da unidade industrial em Belo Oriente. Os contratos vigentes com proprietários rurais para produção de eucalipto totalizam 26 mil hectares e beneficiam diretamente 3.000 pessoas, entre produtores e seus familiares.

O programa consiste na implantação de florestas de eucalipto em áreas não aproveitáveis para a agricultura ou para a pecuária. Além de ser um agronegócio lucrativo e uma alternativa para o produtor, o Fomento Florestal também oferece benefícios para a sociedade e para o meio ambiente, aumentando a renda e a qualidade de vida dos produtores rurais, preservando as matas nativas e garantindo a liquidez financeira do empreendimento.

A preservação ambiental é um dos pilares do programa. Desta forma, os produtores rurais estão cultivando florestas, reduzindo assim a pressão sobre as matas nativas, recursos hídricos e a fauna local.

Com o Fomento Florestal, a produção de florestas renováveis de eucalipto tem como base uma parceria com transferência de tecnologias, financiamentos das atividades e fornecimento de insumos, mudas clonais e assistência técnica especializada. A evolução do programa pode ser constatada pelas melhorias técnicas no processo de plantio, manutenção e colheita, qualidade da madeira obtida, índice de produtividade e satisfação dos produtores.

Os resultados obtidos ao longo de 30 anos demonstram que a solução para as demandas da sociedade moderna por produtos de base florestal está em alternativas naturais, parcerias éticas para um cultivo responsável e compromissado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com