Cidades

FNDE avalia aplicação de recursos em escolas de Fabriciano

FABRICIANO – A Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Coronel Fabriciano recebeu a visita de dois analistas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e de um representante da Secretaria de Estado de Educação. Foram visitadas as escolas municipais Vereador Nicanor Ataíde, Joaquim de Ávila Neto, Said Albeny e Maria das Graças Ferreira, e averiguados recursos oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Os analistas foram recebidos pela gerente de Desenvolvimento e Infraestrutura da Prefeitura, Rosa Maria Monteiro; pelas coordenadoras do Mais Educação, Maria Cleonice de Oliveira e Sílvia Moreira; pelo coordenador de prestação de contas do PDDE, Décio Fernandes; e pela gerente de Programas e Projetos do município, Álen Carla.

“Viemos averiguar a aplicação do dinheiro que vem do FNDE e vimos que as escolas que mantiveram saldos já estão com planejamento de aplicação dessa receita, que deve ser feita até o final do ano”, informa o especialista em Financiamento de Programas e Projetos Educacionais do FNDE, Milton Paulo Santiago. Além dele, também participaram da visita a coordenadora de Execução do FNDE, Maria do Socorro Pórfiro, e o representante da Secretaria de Estado de Educação, Marcelo Vieira Martins.

SALDO E PROJETOS
Conforme foi verificado, as escolas que registraram saldos já têm projetos para serem executados e tiveram investimentos de reformas e repasses feitos pela própria Prefeitura. “Nossa escola passou por uma grande reforma custeada pelo município, no ano passado. Quando o recurso do FNDE para acessibilidade chegou, já tínhamos feito algumas adequações necessárias para garantir os direitos dos nossos alunos”, explica a diretora da Escola Municipal Maria das Graças Ferreira, Eci Magalhães Drumond.

O dinheiro em caixa da Escola Maria das Graças Ferreira, entre outras ações, será usado para a reforma da quadra poliesportiva anexa ao prédio da instituição. Na Escola Said Albeny, o dinheiro em caixa será investido na melhoria das salas de aula e na aquisição de equipamentos para a sala de recursos e de novos livros de literatura. “Somos muito prudentes com o dinheiro que chega à escola e, por isso, sempre que vamos usar o recurso do PDDE, buscamos orientações na Secretaria Municipal de Educação e Cultura”, esclarece a diretora da Said Albeny, Ana Maria Souza.

ORIENTAÇÃO
O analista Milton Santiago lembra que a visita é uma boa oportunidade de orientar as Secretarias de Educação e, principalmente, às escolas sobre como investir corretamente a verba enviada aos municípios. “Estivemos aqui, em 2012, e vimos que a cidade aplica corretamente o dinheiro, tanto que indicamos o município como bom exemplo de práticas de Educação Integral. Dessa vez, essa verificação que estamos fazendo serve para nortear a forma de aplicação do dinheiro, seja ele na aquisição de materiais para salas de recursos ou na manutenção da Educação em Tempo Integral”, detalha.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com