Cidades

Florada de ipês dá novo colorido a Ipatinga

IPATINGA – Falta menos um mês para o início da primavera, mas a florada dos ipês já mudou a paisagem de Ipatinga. Praças, avenidas e jardins da cidade estão mais bonitas, com flores brancas, as primeiras a desabrocharem, roxas e rosas, e, agora, as amarelas, num colorido especial que encanta pela beleza e dá mais vida à paisagem ainda seca devido à baixa umidade do ar.
Como num passe de mágica, de um dia para o outro, árvores que pareciam secas amanhecem floridas. Mas é um espetáculo que dura pouco, pois logo todas as flores caem novamente. Não dá para resistir à beleza dessas plantas, como a que existe ao lado do Fórum de Ipatinga, no centro da cidade, que, diariamente, atrai os olhares de quem passa perto.
A florada do ipê mostra seu estágio de metabolismo, ou seja, a fase natural de crescimento, de amadurecimento e de reprodução. A época de florescimento sempre ocorre no inverno, e quanto mais seco e frio for o clima, mais exuberantes elas ficam. As flores ipê duram poucos dias. Conforme especialistas, a partir do momento em que elas desabrocham, duram no máximo três dias no galho e depois caem. A florada da árvore dura cerca de 30 a 45 dias.

CUIDADOS
Em Ipatinga, o espetáculo da florada dos ipês fica ainda mais bonito graças aos cuidados da equipe de Parques e Jardins da Prefeitura, que faz um trabalho permanente em toda a cidade. Ipês de cores variadas podem ser vistos nas avenidas da cidade, como na avenida Macapá, no Veneza, que tem mais de 30 árvores da espécie, e nos bairros Horto, Cidade Nobre e Canaã.
Além da beleza colorida, a utilização do ipê na arborização da cidade é justificada pelo fato de suas raízes não serem agressivas. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, existem atualmente aproximadamente 600 ipês, de todas as cores, nas praças e canteiros de Ipatinga. A árvore pode chegar a 25 metros de altura.

MUDAS
As mudas de ipês plantadas na cidade são produzidas no Viveiro Municipal (Rua Argemiro de Melo, 525, Jardim Panorama), que integra o complexo do Parque Ipanema. No local, os moradores podem adquirir, gratuitamente, mudas para plantio. Para isso, é preciso preencher um cadastro e apresentar cópia de documento de Identidade e comprovante de endereço.
Outras espécies, medicinais, frutíferas e ornamentais, também são cultivadas no Viveiro da Prefeitura de Ipatinga para plantio em áreas públicas e doações à população. Ipatinga é considerada uma das cidades mais arborizadas do Brasil, e tem como um dos destaques o Parque Ipanema, uma das maiores áreas verdes urbanas de Minas Gerais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com