Cidades

FIEMG debate novo Sistema que exige mudanças nas empresas

Dolabela: “Todas as áreas deverão estar integradas e as informações deverão estar dentro do eSocial, através de uma plataforma”

IPATINGA –
As mudanças do novo sistema do governo federal que unifica o envio de informações pelo empregador, pessoas física e jurídica, em relação aos seus empregados, e cria mais uma obrigação acessória do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) foi tema de debate entre empresários, contadores e profissionais das áreas trabalhistas e de recursos humanos na quarta-feira (22), durante a 6 ª edição do Rotas para o Futuro, em Ipatinga.
Para abordar o tema “eSocial – Uma nova era nas relações entre empregadores, empregado e governo” o advogado, professor e especialista nas áreas Trabalhista e Previdenciária, e de Segurança e Saúde do Trabalho, Rodrigo Dolabela, esclareceu as principais alterações e investimentos por parte das empresas.

ARRECADAÇÃO
“A implantação do Sistema exige das empresas a necessidade de alinhar os processos, a fim de garantir sua aderência às normas e regulamentos que disciplinam as atividades dentro dos novos prazos estabelecidos”. E completa: “todas as áreas deverão estar integradas e as informações deverão estar dentro do eSocial, através de uma plataforma”, explica Dolabela.

O eSocial objetiva aumentar a arrecadação mediante a transparência do controle fiscal, facilitar a fiscalização, combater a sonegação e garantir direitos e acesso a informações aos trabalhadores. O não cumprimento do Sistema implicará em multas previstas na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT que variam de R$100 a R$100 mil.
Luciano Araújo, presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, destacou o papel da FIEMG de trazer informação e orientação aos empresários através do Rotas para o Futuro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com