Cidades

Fiemg debate agenda para desenvolvimento de Itabira

Da esquerda para direita: Renato de Aquino (Unifei), João Izael, Luciano Araújo, Fábio Veras e Carlos Miana

 

ITABIRA – Para o presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, o objetivo desse evento é criar uma agenda única de Itabira e região e junto ao governo e entidades de classe, pontuar o que a região necessita a fim de buscar alternativas, seja no que diz respeito à saúde, segurança, infraestrutura.
Na agenda de convergência do Vale do Aço, assim como de Itabira, o ponto mais discutido foi a duplicação da BR-381. “Será uma agenda suprapartidária em que todos deverão estar engajados em um trabalho bem estruturado”, explicou.
Segundo o prefeito de Itabira, João Izael Quirino Coelho, essa agenda vai ao encontro das propostas do governo. “Trabalhamos para desenvolver a segurança, a saúde e a educação no município e acreditamos que unidos podemos mais, rumo ao desenvolvimento de Itabira e região”, destacou Araújo.
Renato de Aquino Faria Nunes, reitor da Unifei, assinalou que as entidades devem manter a expectativa para a consolidação de projetos importantes, dentre eles, a expansão do campus da universidade federal em Itabira e a inclusão do município no mapa de pesquisa inovadora do país.

TECNOLOGIA
O secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fábio Veras, destacou o papel do Estado para o desenvolvimento regional e enfatizou que Itabira, além da vocação para a industrialização, tem o perfil para receber também o polo de tecnologia. “Sou um entusiasta do projeto piloto de um centro de desenvolvimento tecnológico em Itabira e acredito que com a liderança do reitor e apoio político esse projeto tem tudo para dar certo”, pontuou.

MINAS SUSTENTÁVEL
O Programa Minas Sustentável também foi apresentado aos empresários. Criado e desenvolvido pelo Sistema Fiemg, por meio do Sesi – Serviço Social da Indústria, e do Ciemg – Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais, o Programa oferece um amplo mapeamento de impactos ambientais e sociais, capacitações, ações educativas e assessorias que ajudam as empresas participantes a implementarem a gestão sustentável de forma prática, fazendo dela instrumento para gerar negócios rentáveis , ecologicamente corretos e socialmente inovadores, agregando valor para as empresas e para a sociedade.

CONVÊNIO
Durante o evento, foi assinado o Convênio de Implantação de uma Delegacia do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico em Itabira – SINDIMIVA.
“Essa delegacia é o acerto de uma dívida que o Sindimiva tem com o município. Estávamos ausentes, prestando pouca assessoria a essas empresas associadas; não tenho dúvida de que essa iniciativa irá contribuir muito para a evolução econômica e tecnológica na região”, enfatizou o presidente do Sindimiva, Jeferson Bachour.
Segundo Jeferson, a delegacia do Sindimiva estará em funcionamento no máximo em 30 dias e funcionará em uma sala na Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Itabira – Acita.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com