Cidades

Festival de Música e Dança encerra olimpíada ipatinguense

Olicei 2018 envolveu cerca de 7.000 alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino. Escola Canuta Rosa é o maior destaque nos três módulos de disputa dos JEI

 

IPATINGA – A edição 2018 da Olimpíada Cultural e Esportiva de Ipatinga (Olicei), evento retomado pelo atual governo do município após quase três décadas, foi encerrada em grande estilo, nesta quarta-feira (24), com o Festival de Dança e Música realizado no Teatro do Centro Cultural Usiminas. As apresentações ficaram por conta de 17 escolas das redes municipal, estadual e particular. Em cada trabalho, os estudantes abordaram a história de Ipatinga, explorando o tema “Valorização e Cidadania”. Algumas canções apresentadas são de autoria dos próprios alunos. Em outras, foram feitas releituras de músicas brasileiras envolvendo o tema proposto.

EVENTO PRESTIGIADO

O teatro ficou lotado. Centenas de estudantes, pais e amigos foram prestigiar as apresentações. Ao final de cada uma delas, vibrações positivas e muitos aplausos. E foi no ritmo do reggae que as alunas Julia Silveira de Aguiar e Nicole Martins Medeiros de Oliveira, da Escola Municipal Padre Bertollo, do bairro Cidade Nobre, embalaram a música “Cidade Linda”, fazendo menção à trajetória cultural de Ipatinga. “Quisemos explorar a cultura na letra, porque ela é muito rica em nossa cidade”, disse Julia. “Quando recebemos o convite para compor, pesquisamos e achamos um ritmo que se adaptasse melhor à letra, que contagiasse o público, e acho que deu certo”, acrescentou Nicole.

Os números de dança também mexeram muito com a plateia. As performances apresentadas fizeram o público levantar, dançar a aplaudir. Seis escolas participaram do Festival de Dança, ao som de vários ritmos brasileiros e clássicos.

JÚRI E VENCEDORES

Em cada categoria, os espetáculos foram avaliados por uma banca de cinco jurados. Uma equipe composta por professores e músicos julgou no Festival de Dança os critérios de execução, sincronismo, variações de formação, exploração do espaço, criatividade e coerência. Já na música foram analisados quesitos como composição, execução vocal e instrumental e harmonia. Em todas as avaliações as escolas participantes receberam notas de 0 a 10.

VENCEDORES

Houve muito suspense no momento do anúncio dos vencedores. Na competição musical, levou o 3º lugar a Escola Municipal Padre Cícero, do Areal, com 45,09 pontos. O 2º lugar ficou com a Escola Municipal Levindo Mariano, do Bom Jardim, com 46,85 pontos, e quem levou o primeiríssimo lugar foi a Escola Municipal João Reis de Souza, do Limoeiro, com 47,95.

A E. M. Levindo Mariano também se destacou no Festival de Dança, vencendo a competição com 22,2 pontos, e o mesmo aconteceu com a E. M. João Reis, a segunda colocada com 21,3 pontos. A terceira posição ficou com a Escola Educação Criativa, com 18,3 pontos.

As escolas foram premiadas com medalhas e troféus. “É muito gratificante ver o esforço dos alunos para participarem dos festivais. As apresentações foram lindas, compreenderam o tema proposto e as execuções foram perfeitas”, avaliou a secretária municipal de Educação, Eva Sônia.

As campeãs

A disputa dos JEI foi realizada por módulos, nas categorias masculina e feminina, levando em conta faixas etárias. No chamado bloco A, competiram estudantes de 13 e 14 anos; no B, alunos de 15 a 17, e no C, acima de 17 anos de idade. Assim é que a escola que somou maior pontuação nas modalidades individuais e coletivas nos módulos A, B e C foi a Canuta Rosa de Oliveira Barbosa.  Confira as escolas campeãs por módulo:

 

FEMININO

MÓDULO             ESCOLA                                      CLASSIFICAÇÃO

Módulo A Fem    E. M. Carlos Drummond                   Campeã

Módulo A Fem    Colégio Tiradentes                            Vice-campeã

Módulo A Fem    E. E. Canuta Rosa                              Terceira colocada

 

MÓDULO              ESCOLA                                      CLASSIFICAÇÃO

Módulo B Fem    E. M. Carlos Drummond                    Campeã

Módulo B Fem    E. M. Padre Bertollo                         Vice-campeã

Módulo B Fem    E. M. Nelcina Rosa de Jesus            Terceira colocada

 

MÓDULO              ESCOLA                                       CLASSIFICAÇÃO

Módulo C Fem    E. E. João XXIII                                 Campeã

Módulo C Fem    E. E. Canuta Rosa                                Vice-campeã

Módulo C Fem    E. E. Nilza Luzia Butta                      Terceira colocada

 

MASCULINO

MÓDULO               ESCOLA                                                CLASSIFICAÇÃO

Módulo A Masc   E. M. Artur Bernardes                       Campeã

Módulo A Masc   E. M. Deolinda Tavares Lamego     Vice-campeã

Módulo A Masc   E. M. Nelcina Rosa de Jesus             Terceira colocada

 

MÓDULO             ESCOLA                                         CLASSIFICAÇÃO

Módulo B Masc   E. M. Carlos Drummond                      Campeã

Módulo B Masc   E. M. Artur Bernardes                       Vice-campeã

Módulo B Masc   E. M. Vilma de Farias                        Terceira colocada

 

MÓDULO              ESCOLA                                        CLASSIFICAÇÃO

Módulo C Masc   E. E. Canuta Rosa                             Campeã

Módulo C Masc   E. E. Laura Xavier Santana               Vice-campeã

Módulo C Masc   E. M. Carlos Drummond                      Terceira colocada

 

GRANDE CAMPEÃ

Escola Estadual Canuta Rosa

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com