Cultura

Festival de Inverno movimenta Mesquita com atrações culturais

A Orquestra de Viola é uma das atrações do Festival de Inverno de Mesquita

DA REDAÇÃO – Associação Cultural de Mesquita com o apoio do Fundo Estadual de Cultura realiza nos próximos dias 5, 6 e 7 de agosto o Festival de Inverno de Mesquita, que vai reunir num mesmo evento música, teatro, dança, literatura, exposição de artesanato, fotografias e folclore.
A programação será aberta no dia 5 (sexta-feira), às 20h30, com show do trio Aroeira, interpretando os grandes menestréis do Vale do São Francisco, como Vital Farias, Xangai e Elomar.

Às 21h30 acontecerá a apresentação da Orquestra de Viola Caipira do Vale do Aço. Primeira Orquestra do gênero no Leste de Minas, criada em Ipatinga, em 2012, é composta por 32 músicos. A Orquestra é votada para o reconhecimento e valorização da música caipira de raiz e resgate de seu principal símbolo: a viola caipira. A Orquestra de Viola Caipira do Vale do Aço é regida pelo maestro Mariano.

No mesmo dia, às 23h se apresenta a banda Sativus, de Mesquita, que tem influências do reggae e do rock e interpreta um repertório do Rappa, Maneva, Cidade Negra, Planta e Raiz, Natiruts, além de músicas autorais.
No dia 6 (sábado), às 20h30, a banda Os Andrades abre os shows da noite com um repertório de rock nacional: Titãs, Skank, Legião Urbana e J Quest. Às 21h30, a apresentação fica por conta dos violeiros de Mesquita, formados especialmente para o Festival com acompanhamento e preparação do professor Jedeir.

Outra atração de importância folclórica e cultural é o Batuque e Moda de Quatro de Mesquita, que se apresenta às 22h. O grupo apresenta a música de origem africana com frases melódicas e refrões de criação anônima. O grupo é formado por homens, mulheres e crianças, que são os batuqueiros. A última atração do sábado é grupo de seresta Canta Minas, de Ipatinga. Dirigido por Elizeu Gomes, o grupo de seresteiros interpreta canções que marcaram época e ritmos como xote, baião, boleros, sambas, bailão e músicas dos anos 60.

FOLCLORE
No dia 7 (domingo), as manifestações folclóricas têm espaço garantido no Festival de Inverno de Mesquita. Às 13h se apresenta o congado da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, reafirmando a religiosidade e a cultura local. Às 14h30 é a vez da capoeira Cidadã, também de Mesquista. Às 15h o Grupo Move Vida (Mesquita) realiza movimentos sequenciais de dança, explorando a catira e outros ritmos nativos. Às 15h15, o grupo de Dança Sênior busca estimular a circulação, mobilidade e estética em forma de movimentos dançantes, sob direção de dona Maria Nizia e Dalva.

O grupo Historiart de Ipatinga se apresenta às 15h30. O Objetivo da trupe é a divulgação da arte da contação de histórias e o incentivo à leitura.

O Festival se encerra às 18h, com a apresentação da banda A Pedra do Sol. Formada em 2001, o grupo interpreta clássicos do rock internacional.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com