Cultura

Festival da Criança On Line começa nesta quarta

Evento virtual vai contar com 19 atrações infantis veiculadas gratuitamente no canal do Youtube

IPATINGA – Com formato virtual e acessibilidade ampliada, o Festival da Criança On Line começa nesta quarta-feira (19/5) oferecendo um cardápio cultural diversificado para escolas e famílias. Até o dia 30 de maio, o projeto vai lançar em seu canal no Youtube (youtube.com/festivaldacriancaipatinga) 19 atrações culturais gratuitas. A programação valoriza grupos da região, selecionados mediante edital.  O Festival da Criança On-line é uma realização de Marilda Lyra Produções Culturais, via Edital 16/2020 da Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).

ESPETÁCULOS DIÁRIOS

Durante a programação, o Festival vai disponibilizar dois espetáculos por dia, sendo que todas as atrações ficarão disponíveis no canal até o fim deste ano. A ideia é que o Festival da Criança apoie escolas em formato híbrido de ensino (semipresencial) e sirva de entretenimento cultural para as famílias. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do Festival da Criança: @festivaldacrianca_ (Instagram) e facebook/festivaldacrianca.

“As Histórias da Pituxa” – Foto Gustavo Lyra

EDIÇÃO ESPECIAL

Iniciado em 2000, o Festival Criança foi criado com a principal proposta de realizar um processo permanente de formação de público. A iniciativa, que se firmou no calendário cultural de Ipatinga, já recebeu cerca de 90 mil pessoas em suas atrações. Para Marilda Lyra, a edição 2021 do Festival é especial. “Mesmo sem podermos estarmos juntos presencialmente, nos reinventamos neste cenário de pandemia para continuar promovendo a arte, tão importante para a formação humana. Convidamos escolas e famílias para desfrutarem e compartilharem essa programação virtual”, declara Marilda Lyra.

ABERTURA

Para abrir a programação, o palco virtual do Festival vai receber, dia 19, às 9h, a contação de história do clássico João e Maria, dos Irmãos Grimm, com uma releitura especial da atriz Raquel Vieira (Flora Manga). Às 17h o Coletivo Aberto apresenta “As Aventuras do Super Quixote”, que conta a história de Dom Alonso Quixano, que pensou ter superpoderes e saiu pelo mundo em busca de aventuras, ao lado de Sancho Pança.

Cena do espetáculo “Historia de Macacos” – Foto: Gustavo Jácome

BICHO GENTE

Na quinta-feira (20/5), às 9h, a atriz Claudiane Dias conta a história da porquinha de rabo esticadinho em “Bicho Gente”.  Às 17h, o Coletivo Aberto volta para a tela com “Remixshake”, uma mistura maluca que une referências dos trabalhos que o grupo vem desenvolvendo para as infâncias, com uma pitada existencial de Clarice Lispector e até mesmo de Carl Sagan.

HISTÓRIAS DE MACACO

O Festival da Criança segue no fim de semana, com mais seis atrações. Na sexta (21/5), às 9h, Camila Vaz vai contar as travessuras do macaco Vanderlei em “Histórias de Macaco”. Às 17h o Espaço Cultural Casa Laboratório apresenta a saga do menino Antenor e sua cabeça desregulada em “O Menino da Cabeça de Papelão”, que conta com audiodescrição.

“O Menino da Cabeça de Papelão” – Foto: Ricardo Alves (Grão Fotografia)

CIRCO FOOL

A tarde de sábado (21/5) será de muita diversão com “O Maior Menor Palhaço do Mundo”, do Circo Teatro Fool, às 15h. Na peça, todos os personagens do imaginário circense ganham vida na pele do palhaço “Petit Gatão” que fará malabarismo, mágicas, acrobacias e números de tirar o fôlego.  Em seguida, às 17h, o Coletivo Negrume conta a história de uma criança negra que adora inventar palavras em “Mariana Catibiribana, a Brincadeira Mais Bacana”.

CONTAÇÕES

E no domingo (23/5), tem dose tripla de cultura. A maratona começa com duas  contações de histórias: “A Mala Mágica”, de Luzia di Resende, às 15h; e Histórias da Pituxa, com Nancy Nogueira, às 15h30. Na primeira história, Pétala embarca em uma nova viagem com sua mala para contar a história de Pinguino, um menino esquimó que não gostava de frio e muda para o Brasil. Na sequência, a personagem Pituxa conta duas histórias da cultura popular: “O macaco e o grão de milho” e “A semente da verdade”. 

DE TODA COR

Para encerrar a primeira semana de Festival, o Ecoar Espaço Cultural Ofício e Arte, apresenta, às 17h, “De Toda Cor”. Com audiodescrição, a peça narra a história de uma menina com vitiligo que sofre preconceito. Cansada de ouvir apelidos maldosos na escola e de não receber a devida atenção dos pais, sai em uma jornada à procura de um mundo onde tudo e todos sejam iguais.

SERVIÇO

Festival da Criança On-Line

Data: 19 a 30 de maio

Programação completa: Instagram @festivaldacrianca_

Local: Canal Youtube www.youtube.comFestivaldaCriançaIpatinga

Acessibilidade: Todos os espetáculos com legendas e tradução em libras.

Audiodescrição, legenda e libras em: As Aventuras do Super Quixote, O Menino da Cabeça de Papelão, Mariana Catibiribana e De Toda Cor

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com