Cultura

Festival Balido encerra 2014 com várias opções

(Crédito: Divulgação)

IPATINGA – Nesta quinta-feira, dia 18 de dezembro, começa a reta final da quinta edição do Festival Balido com o show do duo instrumental timotense Saravá e o músico Otávio Cotta, no bar Poita & Puçá (bairro Veneza), em Ipatinga. A programação continua na sexta-feira no bar Oficina’s Pub, em Governador Valadares, com o lançamento do disco “Pra Frente”, do grupo belo-horizontino Zimun, que mistura streetjazz com rap. A abertura fica a cargo do Mc Kdu dos Anjos.

No sábado a programação volta para Ipatinga com sete shows no Parque Ipanema, a partir de 14:00h. São três grupos da cidade, um de Belo Horizonte e dois do Rio de Janeiro. De Ipatinga apresentam-se o UAI NoT, que inova ao cantar metal em português; a banda Coroa de Ouro Fino, que teve seu início em Belo Horizonte e conta com o músico ipatinguense Otavio Cotta; e a banda Candeeiro Encantado, bem conhecida dos apreciadores da musica autoral local.

De Belo Horizonte, o Zimun apresenta-se com a participação de Kdu dos Anjos. Da capital carioca, o grupo Acabou La Tequila, formado por Rodrigo Barba (Los Hermanos), Alexandre Kassin (produtor da Nação Zumbi e Caetano Veloso, entre outros), Nervoso (ex-Matanza), Melvin (Carbona) e Renato Martins (Canastra). O outro grupo carioca convidado é o Canastra, que apresenta surfmusic com um toque de jovem guarda e rockabilly e também conta com Renato Martins e Rodrigo Barba.

O Festival finaliza sua programação no dia 21 de dezembro, domingo, no bar Cultura & Cana, em Timóteo. O encerramento terá apresentação da banda setelagoana Ganga Bruta+Congadar, que apresentará um show que mistura tambor mineiro com rock. Para fechar a noite, o tradicional forró pé-de-serra do Calango Trio.

DEBATE
O festival vem ocorrendo desde o último sábado, dia 13, com a realização do debate sobre música de protesto. A mesa contou com a participação de Maura Gerbi, Robinson Ayres, Francisco Petrônio e Otávio Cotta. Como mediador, atuou Cláudio Lettro. Na sequência do festival, nos dia 15 e 16, foram realizados o primeiro Fórum Setorial da Música e a exibição do filme “Cronicamente Inviável”, no bar Zé do Óculos.

O idealizador do festival, Francisco Petrônio Araújo Costa, fala do projeto em 2014 e planos futuros. “Está sendo muito bom trabalhar com o recurso da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, pois nos possibilita trabalhar com pessoas que admiramos – como a produtora Shirley e o fotógrafo Rafael Martins – além de poder remunerar os velhos parceiros Freddy e Silvana, que vão montar os palcos”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com