Cultura

Festa do Trabalhador promove solidariedade

(Crédito: João Rabelo)

 

IPATINGA – O Sindipa realizou nos últimos dias 29 e 30 de Abril e 1º de Maio a 9ª edição da Festa do Trabalhador. Com três dias de programação, o evento reuniu milhares de pessoas, que lotaram a Avenida Pero Vaz de Caminha, no Bom Retiro, para comemorar, junto com o Sindicato dos Metalúrgicos, o Dia Internacional do Trabalho.
Só no primeiro dia, cerca de 60 mil pessoas participaram da missa e show do padre Reginaldo Manzotti, com quase quatro horas de celebração. No segundo dia o Sindipa prestigiou atrações da região, levando as duplas Mulher de Banda, Marconi e Diego e ainda a banda Boleros do Samba.

BINGO
No último dia das festividades, a programação começou cedo para os associados do Sindipa, com o Bingo do Trabalhador, que aconteceu no Campo do Jabaquara. Diversos prêmios como notebook, computador, televisores e um carro 0 Km foram sorteados entre os metalúrgicos. Os associados e seus familiares contaram ainda com a Estação Cidadania, que ofereceu serviços como aferição de pressão, corte de cabelo, massagem, assessoria jurídica e orientações médicas e odontológicas.

VALORIZAÇÃO
Segundo o presidente da entidade, Luiz Carlos Miranda, as comemorações do 1º de Maio, realizado pelo Sindipa, é uma forma de reunir milhares de trabalhadores da região em um evento voltado para a família que valoriza, sobretudo, os metalúrgicos de Ipatinga, ao mesmo tempo em que chama atenção para as causas de todos os trabalhadores e contribui com a economia e ações sociais da região.
Sobre o tema “70 anos da CLT: garantir direitos e avançar nas conquistas”, o evento encerrou com os shows de Juninho Campos e da dupla Humberto e Ronaldo.

ECONOMIA
Só este ano, foram investidos cerca de R$ 400 mil em fornecedores do Vale do Aço, entre estruturas, alimentação, transporte e divulgação do evento. Foram gerados ainda quase 500 empregos diretos. Mais de 200 trabalhadores ambulantes tiveram a oportunidade de ampliar a renda familiar. No total, foram injetados cerca de R$ 1 milhão extra no comércio local.

Solidariedade e mais saúde
Com uma campanha forte na divulgação do evento, o Sindipa arrecadou mais de 20 toneladas de alimentos, que serão doados a dezenas de instituições de caridade de Ipatinga.

Outra ação realizada durante as festividades foi a coleta de assinaturas do Programa “Assine Mais Saúde”, uma parceria do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga e da Assembleia de Minas. Mais de 2 mil pessoas assinaram a petição para enviar um projeto popular ao Congresso Nacional. Só o Sindipa já arrecadou mais de 45 mil assinaturas. O projeto obriga a União a investir 10% da receita corrente bruta na saúde. E uma moto foi sorteada entre as pessoas que assinaram a petição.

A Festa do Trabalhador também serviu para orientar a população sobre a dengue. O Governo de Minas participou do evento com informações sobre o mosquito Aedes aegypti, como combater e como não deixar que a doença prolifere.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com