Cidades

Feira Popular do Livro se estende até o dia 20, na praça 1º de Maio

IPATINGA – Foi aberta na terça-feira (8) e se estende até o próximo dia 20, na praça 1º de Maio, no centro de Ipatinga, a Feira Popular do Livro, que conta com o apoio da prefeitura, via Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. 

A exposição e oferta de obras literárias a preços mais acessíveis, que já acontece em diversos locais do Brasil, teve sua primeira edição na cidade no mês de abril, com bastante sucesso, sendo agora retomada. Em nível local a iniciativa existe há pouco mais de um ano.

Catarine Lima, 34, participa da ação como uma das atendentes do público e comenta que a quantidade de pessoas que visitou o local na edição inaugural incentivou a continuidade do projeto na cidade, “agora com mais novidades”. Segundo ela, o interesse é abrangente, sendo que os livros chamam a atenção de muitas famílias que circulam pelas imediações e, em especial, estudantes.  As mais procuradas são obras de filosofia e literatura brasileira, principalmente os contos infantis.

Helen Kelly, 26, levou o pequeno filho Miguel, de cinco anos, para escolher alguns dos livros. “Eu passava por aqui e a feira chamou minha atenção, porque a gente lê sempre para ele”, explicou, apontando para o garoto.

Senão para adquirir os livros, ao menos por curiosidade muitas das pessoas que passam pela praça acabam entrando no estande para conferir os títulos disponíveis. Em alguns casos, mesmo quem não estava disposto a comprar muda de ideia, em função dos preços convidativos. Livros de diversos conteúdos podem ser comprados a partir de 5 reais.

Mais frequente em polos como São Paulo, Minas e Bahia, a Feira Popular do Livro busca atender também cidades onde não há livrarias, tornando-se então um interessante canal de acesso à leitura para populações desassistidas.

O embrião do evento foi a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, seguindo-se outros locais fechados. Num terceiro estágio, foram iniciadas as exposições na rua. As atividades são divulgadas também em redes sociais como o instagram (@feirapopulardolivro).

Além de seu caráter social e toda a perspectiva de inclusão, no município o evento ainda conta com a doação de 300 livros à biblioteca municipal Zumbi dos Palmares, aumentando assim o acervo da repartição, que já conta com mais de 40 mil exemplares.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com